Novo presidente do TJPE pretende aliar tecnologia e humanização das ações
Ricardo Paes Barreto e Eduardo Sertório visitaram a Folha de Pernambuco. Tomam posse dia 2 de fevereiro
Mais que uma visita. Um reencontro institucional. Esse foi o clima da conversa entre o presidente do Grupo EQM, que engloba o jornal Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, e o novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo de Oliveira Paes Barreto. Os pais de ambos - Armando Monteiro Filho e Carlos Xavier Paes Barreto - eram amigos.
Durante uma hora, o ex-corregedor-geral do TJPE apresentou suas principais propostas para o biênio 2024-2025. Pela primeira vez na história do tribunal, não houve disputa. A mesa diretora foi aclamada em sua totalidade.
O novo presidente pretende começar cortando gastos. Até março deve digitalizar 100% dos processos, reduzindo a necessidade de espaços. Vai entregar prédios alugados e economizar R$ 2,5 milhões por ano. Quer 'despessoalizar' os serviços para que eles aconteçam independentemente de quem esteja na função.
Reconhece a lentidão da Justiça tão apontada pela população. E apresenta alternativas para agilizar: saber o tempo médio dos processos; recorrer à inteligência artificial e oferecer um aplicativo que facilite a vida de todos.
"A gente vai fazer muito mais com uma gestão inovadora. Meu radar é muito possante", brincou, citando pontos que não podem ser esquecidos: linguagem simples e mais acessível, tecnologia aliada à humanização. "Não desprezaremos mão de obra e vamos humanizar as relações e ambientes de trabalho, melhorando a qualidade de vida dos servidores e servidoras."
O desembargador também planeja criar o que chama de Câmara Sensível, para tratar de temas relacionados a infância, adolescência, família, violência contra a mulher.
"Nós todos apostamos nessa administração e estamos otimistas, sem nenhuma referência a gestões anteriores. A gente conhece mais de perto essa mesa diretora e esse comando", exaltou o empresário Eduardo Monteiro.
O encontro também contou com as presenças do 2º vice-presidente do TJPE, Eduardo Sertório; da diretora administrativa da Folha, Mariana Costa; do diretor operacional, José Américo Góis, da editora-chefe, Leusa Santos, e do advogado Renato Rissato. A posse da nova mesa diretora será no dia 2 de fevereiro.
Vagas abertas para Secretarias de Estado
Com a sanção pela governadora Raquel Lyra da lei que cria secretarias e muda a estrutura de outras, o Governo tem quatro postos vagos no primeiro escalão. Estão com gestores interinos as pastas de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (desmembrada em duas) e a de Justiça e Direitos Humanos. O mesmo vale para a recém-criada Secretaria de Administração Penitenciária.
CONVENÇÃO O Partido Progressistas de Ipojuca oficializa hoje a pré-candidatura da vereadora Adilma Lacerda à prefeitura do município. O nome foi indicado pela prefeita Célia Sales para sucedê-la. Será a partir das 14h30 na quadra da Faculdade Novo Horizonte, no Centro.
DESEMPENHO O deputado Luciano Duque vai representar a Alepe no Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Teve o aval do presidente da Casa, Álvaro Porto, e da Comissão de Meio Ambiente. O CRH é vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos e discute as políticas para o setor.
POSSE Antônio Tavares de Menezes, o Toinho de Rachel, primeiro suplente de conselheiro tutelar em Paulista, não tomou posse ontem. Acusado de boca de urna e compra de votos, ele recorreu da suspensão, mas o pedido não foi julgado a tempo.