Logo Folha de Pernambuco

Novo presidente do TJPE pretende aliar tecnologia e humanização das ações

Ricardo Paes Barreto e Eduardo Sertório visitaram a Folha de Pernambuco. Tomam posse dia 2 de fevereiro

Eduardo de Queiroz Monteiro, Ricardo Paes Barreto e Eduardo Sertório - Foto: Alfeu Tavares//Folha de Pernambuco

Mais que uma visita. Um reencontro institucional. Esse foi o clima da conversa entre o presidente do Grupo EQM, que engloba o jornal Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, e o novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo de Oliveira Paes Barreto. Os pais de ambos - Armando Monteiro Filho e Carlos Xavier Paes Barreto -  eram amigos.

Durante uma hora, o ex-corregedor-geral do TJPE apresentou suas principais propostas para o biênio 2024-2025. Pela primeira vez na história do tribunal, não houve disputa. A mesa diretora foi aclamada em sua totalidade.

O novo presidente pretende começar cortando gastos. Até março deve digitalizar 100% dos processos, reduzindo a necessidade de espaços. Vai entregar prédios alugados e economizar R$ 2,5 milhões por ano. Quer 'despessoalizar' os serviços para que eles aconteçam independentemente de quem esteja na função.

Reconhece a lentidão da Justiça tão apontada pela população. E apresenta alternativas para agilizar: saber o tempo médio dos processos; recorrer à inteligência artificial e oferecer um aplicativo que facilite a vida de todos.

"A gente vai fazer muito mais com uma gestão inovadora. Meu radar é muito possante", brincou, citando pontos que não podem ser esquecidos: linguagem simples e mais acessível,  tecnologia aliada à humanização. "Não desprezaremos mão de obra e vamos humanizar as relações e ambientes de trabalho, melhorando a qualidade de vida dos servidores e servidoras."

O desembargador também planeja criar o que chama de Câmara Sensível, para tratar de temas relacionados a infância, adolescência, família, violência contra a mulher.

"Nós todos apostamos nessa administração e estamos otimistas, sem nenhuma referência a gestões anteriores. A gente conhece mais de perto essa mesa diretora e esse comando", exaltou o empresário Eduardo Monteiro.

O encontro também contou com as presenças do 2º vice-presidente do TJPE, Eduardo Sertório; da diretora administrativa da Folha, Mariana Costa; do diretor operacional, José Américo Góis, da editora-chefe, Leusa Santos, e do advogado Renato Rissato. A posse da nova mesa diretora será no dia 2 de fevereiro.


Vagas abertas para Secretarias de Estado
Com a sanção pela governadora Raquel Lyra da lei que cria secretarias e muda a estrutura de outras, o Governo tem quatro postos vagos no primeiro escalão. Estão com gestores interinos as pastas de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (desmembrada em duas) e a de Justiça e Direitos Humanos. O mesmo vale para a recém-criada Secretaria de Administração Penitenciária.

CONVENÇÃO O Partido Progressistas de Ipojuca oficializa hoje a pré-candidatura da vereadora Adilma Lacerda à prefeitura do município. O nome foi indicado pela prefeita Célia Sales para sucedê-la. Será a partir das 14h30 na quadra da Faculdade Novo Horizonte, no Centro.

DESEMPENHO O deputado Luciano Duque vai representar a Alepe no Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Teve o aval do presidente da Casa, Álvaro Porto, e da Comissão de Meio Ambiente. O CRH é vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos e discute as políticas para o setor.

POSSE Antônio Tavares de Menezes, o Toinho de Rachel, primeiro suplente de conselheiro tutelar em Paulista, não tomou posse ontem. Acusado de boca de urna e compra de votos, ele recorreu da suspensão, mas o pedido não foi julgado a tempo.

 

Veja também

Pintor que fugiu dos nazistas na infância, Frank Auerbach morre aos 93 anos
Frank Auerbach

Pintor que fugiu dos nazistas na infância, Frank Auerbach morre aos 93 anos

Hugo Motta sobre escala 6x1: Me preocupa muito essa PEC; temos que ouvir quem emprega
ESCALA 6X1

Hugo Motta sobre escala 6x1: Me preocupa muito essa PEC; temos que ouvir quem emprega

Newsletter