Logo Folha de Pernambuco

O 8 de janeiro e as lições deixadas pelos atos golpistas

Investigações vêm chacoalhando crenças e descrenças de parte da população brasileira

Atos golpistas no Distrito Federal - Ton Molina / AFP

Dois anos depois do maior ataque à democracia, após a ditadura militar, as instituições continuam em xeque. Quando grupos extremistas invadiram a sede dos Três Poderes, em Brasília, mostraram naquele 8 de janeiro a fragilidade do sistema. As investigações, contudo, vêm chacoalhando crenças e descrenças de parte da população brasileira.

Um relatório da Polícia Federal, detalhando os atos golpistas, e a prisão do general Braga Neto reacenderam os olhares mais céticos. “O 8 de janeiro mostrou também que as instituições importam”, constata o cientista político Alex Ribeiro. Ele celebra dados de uma pesquisa constatando que mais de 80% da população condenam os atos golpistas. 

Para o também cientista político Sandro Prado,  a situação ainda é preocupante. “Embora o episódio tenha sido amplamente condenado por parte significativa da sociedade, uma parcela ainda relativiza ou apoia, direta ou indiretamente, as ações de 8 de janeiro”, observa.

Isso revela, segundo Sandro Prado, que o aprendizado é limitado e demanda tempo e esforço constante de construção democrática. “O fortalecimento das instituições requer não apenas punições exemplares, mas também a criação de uma cultura de intolerância absoluta a qualquer forma de autoritarismo”, enfatiza.

Hoje haverá manifestações em várias capitais do país. No Recife, a Central Única dos Trabalhadores realiza ato público em defesa da democracia e contra a anistia para golpistas. A partir das 16h, na Rua Sete de Setembro com a Av. Conde da Boa Vista, no Centro


Emendas e auditoria
O TCE-PE define hoje quem será o relator da auditoria especial solicitada pela Assembleia Legislativa para acompanhar as emendas propositivas ainda não pagas. O presidente da Corte, Valdecir Pascoal, recebeu a petição, ontem, do presidente da Alepe, Álvaro Porto, e do superintendente parlamentar da Casa, Álvaro Mendonça. O pedido de informação ao Governo também foi protocolado.

Nas galáxias
Deputados estranharam a ausência do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, na discussão sobre emendas, mesmo diante da ameaça de ação de improbidade. O secretário de Fazenda, Wilson de Paula, falou sobre o tema. Mas registrou que em qualquer lugar da Via-láctea a interlocução cabe à Casa Civil. Vilaça está em recesso.

Sem pirotecnias
A oposição na Câmara do Recife não terá espaço para pirotecnias. O recado é do líder do PSB na Casa, o vereador Rinaldo Júnior. “Será difícil fazer críticas ao prefeito João Campos. E, se fizer, responderemos de forma democrática e republicana”, disse à Rádio Folha.

Novo desembargador
Após 25 anos no Ministério Público,  o procurador-geral Marcos Carvalho assume hoje a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça. A solenidade será comandada pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto. Às 9h30, no Salão Nobre.

Veja também

Gracyanne Barbosa ganhou fama como dançarina do Tchakabum; relembre a trajetória da BBB 25
BBB 25

Gracyanne Barbosa ganhou fama como dançarina do Tchakabum; relembre a trajetória da BBB 25

AGU notifica Facebook para que remova vídeo falso de Haddad
Fake News

AGU notifica Facebook para que remova vídeo falso de Haddad

Newsletter