O espaço do PT no redesenho da gestão no Recife
Partido deve continuar na prefeitura com duas secretarias, mas forma de trabalho precisa mudar
As mudanças na estrutura administrativa para a gestão João Campos (PSB) e Victor Marques (PCdoB) à frente da Prefeitura do Recife estão sendo guardadas a sete chaves. O novo desenho deve manter o espaço destinado hoje ao Partido dos Trabalhadores: duas secretarias. Mas não se sabe se as pastas de Habitação e de Meio Ambiente continuarão com a legenda.
O certo é que não será possivel abrigar na mesma estrutura representantes de tendências diferentes. A de Habitação tem como titular Ermes Costa, ligado ao senador Humberto Costa. Seu executivo é Felipe Cury, vinculado à senadora Teresa Leitão. O que se observou ao longo de um ano e dez meses, quando o partido entrou na gestão, é que houve mais colisões e disputas silenciosas que trabalho conjunto.
E, pela boa relação com os movimentos sociais, Felipe Cury acabou se destacando, aos olhos de governistas. Em Meio Ambiente, a titularidade é de Oscar Barreto, e todas as diretorias são definidas também pelo vereador Osmar Ricardo.
O PT prospecta que possíveis indicações valham para os quatro anos do mandato. A ideia é que as vagas estejam garantidas, caso João Campos decida disputar o Governo do Estado e Victor Marques se torne o prefeito.
Mas o Executivo nem de longe está preocupado com a durabilidade do cargo. Os nomes precisam ter experiência de gestão e serem da confiança do prefeito. Reeleito, João Campos já ressaltou que deseja mais fluidez nas próximas ações. Pretende agilizar entregas e não, administrar picuinhas. Destas, a legenda precisa cuidar.
Gestação saudável
Em seu último dia como vereadora do Recife, a missionária Michele Collins (PP) acabou derrotada de novo. Tentou colocar em votação o projeto que institui o Dia do Nascituro, para celebrar a vida intrauterina, mas não conseguiu. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) apresentou um substitutivo, propondo o Dia do Direito à Gestação Saudável. Agora, os dois projetos só serão analisados em 2025.
Força
“A vitória política do prefeito João Campos foi tão grande que se refletiu no seu grupo político”, declarou o vereador Eriberto Rafael à Rádio Folha. Ele registrou a eleição da maior bancada do PSB, 15 vereadores, e a consolidação de quem trabalhou junto nas ruas.
Despedida
Emocionado, o deputado Lula Cabral, prefeito eleito do Cabo, despediu-se ontem da Alepe. Agradeceu do zelador ao presidente da Casa. Teve 22 apartes, todos desejando sorte. Hoje ele será diplomado. Às 10h, no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.
Título
Secretária de Infraestrutura da capital, Marília Dantas, que um dia teve seu nome lembrado para vice do prefeito João Campos, é a mais nova cidadã do Recife. A iniciativa foi do ex-vereador Benjamim da Saúde e o requerimento, da vereaodra Cida Pedrosa.