O que ainda dá tempo de fazer na reta final da campanha

Candidatos têm uma semana para conquistar os indecisos. Eleitorado deve conhecer melhor postulantes e suas propostas

Campanha nas ruas - Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco

Antes de enfrentar o desafio de legislar ou administrar uma cidade, candidatos e candidatas a prefeituras ou Câmaras municipais têm uma peleja maior. Na reta final da campanha, conquistar os indecisos e tornar-se uma opção para quem pensa em anular ou votar em branco é uma contenda.

Mas o eleitorado também precisa ficar atento às provocações, saber um pouco mais sobre quem se coloca no páreo e o porquê das escolhas.

Com a extinção dos comícios, a alternativa é caminhar, fazer porta a porta, olhar no olho. "O eleitor se sente prestigiado quando o candidato vai até ele. Embora existam as redes sociais,nem todo mundo tem acesso a elas. Então, gastar sola de sapato ainda é o mais importante", recomenda o cientista político Hely Ferreira.

O professor também sugere que os proponentes tracem estratégias para o Dia D. O recado é dirigido, especialmente, aos proporcionais. "Pesquisas sempre mostram que muitas vezes o eleitor sai de casa, no dia da eleição, e não tem um candidato a vereador para votar", alerta.

E antes de sair de casa, a eleitora e o eleitor podem abraçar outros deveres, como o de conhecer melhor quem disputa os cargos.

"Precisamos pesquisar a fundo. Quem é aquela pessoa? O que aquela pessoa fez? O que ela disse antes? Se já ocupou algum cargo legislativo ou Executivo, como se comportou? Que propostas apresentou?", provocou a jornalista Alessandra Nilo durante entrevista à Rádio Folha.

Cofundadora da ONG Gestos, ela coordena a campanha "Sinal aberto para o voto sustentável", que pretende despertar a população para a importância de escolher seus representantes nos diversos poderes.

Pernambuco tem 7.152.871 eleitores aptos a votar. É o sétimo maior colégio eleitoral do Brasil. O Tribunal Regional Eleitoral registrou 14.809 candidaturas às Câmaras municipais e outras 514 às prefeituras das 184 cidades do Estado.


Gestão e campanha
A governadora Raquel Lyra reservou o último fim de semana antes das eleições para reforçar entregas e subir em palanques. Foi assim ontem em Araripina, no Sertão. Lançou o edital do PE Produz e participou de comício com a candidata Camila Modesto (Podemos). Neste sábado estará em Petrolina. Autoriza investimentos em abastecimento d'água e vistoria obras de esgotamento sanitário. Terá compromissos políticos na cidade e em Custódia.

Aliados
No domingo, volta a Caruaru, onde está acirrada a disputa entre seu ex-vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e o ex-prefeito José Queiroz  (PDT). Participa de uma caminhada na feira e segue a Palmares, na Mata Sul, para comício com o candidato Júnior de Beto. 

OAB-PE
Na próxima segunda (30), a Ordem dos Advogados do Brasil apresenta o sistema de votação para as eleições da instituição. Em novembro, serão escolhidas a nova diretoria da Ordem e de suas 29 subseções para 2025-2027, e a lista sêxtupla para o Quinto Constitucional do TJPE.

Veja também

Polícia identifica suspeitos de furtar equipamentos da ONG Giral, em Glória do Goitá
Furto

Polícia identifica suspeitos de furtar equipamentos da ONG Giral, em Glória do Goitá

Fachin arquiva inquérito contra Renan, Helder e Mantega
MINISTRO

Fachin arquiva inquérito contra Renan, Helder e Mantega

Newsletter