O que ainda dá tempo de fazer na reta final da campanha
Candidatos têm uma semana para conquistar os indecisos. Eleitorado deve conhecer melhor postulantes e suas propostas
Antes de enfrentar o desafio de legislar ou administrar uma cidade, candidatos e candidatas a prefeituras ou Câmaras municipais têm uma peleja maior. Na reta final da campanha, conquistar os indecisos e tornar-se uma opção para quem pensa em anular ou votar em branco é uma contenda.
Mas o eleitorado também precisa ficar atento às provocações, saber um pouco mais sobre quem se coloca no páreo e o porquê das escolhas.
Com a extinção dos comícios, a alternativa é caminhar, fazer porta a porta, olhar no olho. "O eleitor se sente prestigiado quando o candidato vai até ele. Embora existam as redes sociais,nem todo mundo tem acesso a elas. Então, gastar sola de sapato ainda é o mais importante", recomenda o cientista político Hely Ferreira.
O professor também sugere que os proponentes tracem estratégias para o Dia D. O recado é dirigido, especialmente, aos proporcionais. "Pesquisas sempre mostram que muitas vezes o eleitor sai de casa, no dia da eleição, e não tem um candidato a vereador para votar", alerta.
E antes de sair de casa, a eleitora e o eleitor podem abraçar outros deveres, como o de conhecer melhor quem disputa os cargos.
"Precisamos pesquisar a fundo. Quem é aquela pessoa? O que aquela pessoa fez? O que ela disse antes? Se já ocupou algum cargo legislativo ou Executivo, como se comportou? Que propostas apresentou?", provocou a jornalista Alessandra Nilo durante entrevista à Rádio Folha.
Cofundadora da ONG Gestos, ela coordena a campanha "Sinal aberto para o voto sustentável", que pretende despertar a população para a importância de escolher seus representantes nos diversos poderes.
Pernambuco tem 7.152.871 eleitores aptos a votar. É o sétimo maior colégio eleitoral do Brasil. O Tribunal Regional Eleitoral registrou 14.809 candidaturas às Câmaras municipais e outras 514 às prefeituras das 184 cidades do Estado.
Gestão e campanha
A governadora Raquel Lyra reservou o último fim de semana antes das eleições para reforçar entregas e subir em palanques. Foi assim ontem em Araripina, no Sertão. Lançou o edital do PE Produz e participou de comício com a candidata Camila Modesto (Podemos). Neste sábado estará em Petrolina. Autoriza investimentos em abastecimento d'água e vistoria obras de esgotamento sanitário. Terá compromissos políticos na cidade e em Custódia.
Aliados
No domingo, volta a Caruaru, onde está acirrada a disputa entre seu ex-vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e o ex-prefeito José Queiroz (PDT). Participa de uma caminhada na feira e segue a Palmares, na Mata Sul, para comício com o candidato Júnior de Beto.
OAB-PE
Na próxima segunda (30), a Ordem dos Advogados do Brasil apresenta o sistema de votação para as eleições da instituição. Em novembro, serão escolhidas a nova diretoria da Ordem e de suas 29 subseções para 2025-2027, e a lista sêxtupla para o Quinto Constitucional do TJPE.