OAB-PE realiza eleição histórica em dose dupla
Advocacia elegeu a primeira mulher como presidente e fez o primeiro processo on-line
A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco fez história duas vezes ontem. Elegeu, em 92 anos de existência da instituição, a primeira mulher como presidente, e teve a participação recorde de 82% dos profissionais aptos a votar, ao realizar a primeira eleição on-line.
Ingrid Zanella, a vice do atual presidente, Fernando Ribeiro Lins, conquistou 11.441 votos dos 23.925 eleitores e eleitoras. Vai administrar, de 2025 a 2027, uma OAB que tem hoje 42.926 inscritos. Nesse universo, maior parte é mulher: 22.032. A vice eleita também: Schamkypou Bezerra.
Ingrid Zanella chega com a disposição de unir, fortalecer e garantir a inclusão na Ordem, do Cais ao Sertão, independentemente de gênero. “Não fizemos apenas renovação experiente. Fizemos uma revolução na democracia e representatividade do nosso Estado”, declarou.
E tem propostas ousadas. Combater a precarização da advocacia e lutar contra o que chama de morosidade da Justiça. Assegura que a advocacia jovem terá anuidade zerada nos cinco primeiros anos. Autônomos serão beneficiados com 40% de desconto. E promete instituir a anuidade solidária, na qual grandes escritórios assumirão o pagamento de colaboradores e associados.
Na lista havia 29.026 profissionais aptos a votar. Os adversários Almir Reis e Francisco Santos Júnior receberam 10.175 votos e 1.308, respectivamente. Houve 527 votos em branco e 474 nulos. O mandato começa dia 1º de janeiro. A posse festiva ainda não foi marcada.
Força institucional
Prevaleceu a boa relação com o Ministério Público para que a governadora Raquel Lyra indicasse o procurador-geral Marcos Carvalho como desembargador do Tribunal de Justiça. Na lista tríplice estavam também as promotoras Lorena Santos e Lúcia de Assis. A expectativa agora é de que ela indique uma mulher para a vaga da OAB no tribunal. Na lista sêxtupla estão 3 homens e 3 mulheres.
Unanimidade
Os ministros do STF mantiveram a decisão do ministro Flávio Dino de anular a reeleição antecipada da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Nova eleição deve acontecer no dia 2.
Avanços
Servidor do Tribunal de Contas, o deputado Sileno Guedes propôs e presidiu, na Assembleia, sessão que marcou os 56 anos do TCE. E exaltou as ações por um Estado mais justo, ético e transparente.
Cooperação
Na homenagem, o presidente do TCE, Valdecir Pascoal, destacou a relação democrática entre a Corte e a Alepe. E observou que o tribunal tem atuado para combater as diversas formas de opressão.
Educação
O presidente estadual do MDB, Raul Henry, palestra hoje sobre o papel da educação para a competitividade de Pernambuco. Às 19h, no auditório do empresarial Riomar 5, Zona Sul do Recife.