Logo Folha de Pernambuco

Os atropelos do PT na busca por espaços no Recife

Diretório municipal aprovou a troca do secretário de Habitação, Ermes Costa, pelo executivo, Felipe Cury

Ermes Costa, João Campos e Felipe Cury em entrega de habitacional no bairro de São José, ano passado - FOTO: Edson Holanda/PCR/Divulgação

O imbróglio da vaga a vice na chapa do prefeito João Campos (PSB) ainda nem foi resolvido e o Partido dos Trabalhadores no Recife já está envolvido em nova polêmica.

Após abrir inscrições para compor a chapa antes de combinar com o gestor - listando os nomes do deputado Carlos Veras e do assessor especial do Ministério das Relações Institucionais Mozart Sales - o Diretório Municipal do PT propõe a substituição do secretário de Habitação, Ermes Costa, pelo secretário-executivo, Felipe Cury. O lugar dele seria ocupado por Marília Bezerra, secretária-executiva de Meio Ambiente.

O grupo observa que a atuação do secretário, na pasta desde março do ano passado,  é insatisfatória. A decisão já foi comunicada à chefia de gabinete do prefeito e à Secretaria de Governo. Mas ainda não teria havido uma conversa com  João Campos.

O assunto já estava em discussão há cerca de seis meses. Rumores apontavam que a mudança seria oficializada ontem, mas até as 20h ela não aconteceu.

O presidente do PT do Recife, Cirilo Mota, disse ser comum no partido avaliar as indicações. Adiantou que o resultado da discussão será levado ao prefeito, mas já falou no passado sobre a atuação do secretário. “Ele marcou a gestão de forma positiva. Mas precisamos acelerar as entregas e melhorar a relação com os movimentos sociais.”

Ligado ao senador Humberto Costa, o secretário disse ter sido pego de surpresa. “Não fui procurado, não fui convocado e não fui informado da decisão do diretório. Estou no cargo a convite do prefeito João Campos e por indicação do meu grupo político.” Ermes Costa continua trabalhando.

Segundo o secretário-geral do PT no Estado, Sérgio Goiana, a tendência Construindo um Novo Brasil, majoritária na legenda, é contra esse e outros encaminhamentos antes de uma conversa entre Humberto Costa, Carlos Veras e Teresa Leitão.

EM BUSCA DE CONSENSO
Representantes nacionais do PSOL e do Rede se reúnem no Recife terça (30), para tentar consenso na eleição da capital. A  deputada Dani Portela e o deputado Túlio Gadêlha protagonizam a disputa. Na Rádio Folha, a deputada, que tem maioria na federação, criticou Gadêlha. “É um desrespeito. É como se o deputado quisesse fazer comigo o que o PDT fez com ele há quatro anos. Só que agora é uma mulher negra, que acabou de ser mãe e que não vai desistir.”

BEM TRATADO
Rompido com a ex-vice, Márcia Conrado (PT), e à espera da líder do Solidariedade Marília Arraes, o deputado e ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, se reaproxima da governadora Raquel Lyra na Alepe e nas agendas. Esteve no anúncio de investimentos da Stellantis, em Goiana, e na entrega de 24 vans para a Saúde no Sertão.

EXTRAORDINÁRIA
Será segunda (29), às 9h30, reunião da Comissão de Justiça da Alepe. Vai analisar o substitutivo da deputada Gleide Ângelo ao projeto  que extingue as faixas salariais na PM. Se a emenda for derrubada, o projeto pode ser votado em plenário na terça. Se aprovada, segue para outras comissões.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'
Ataque ao STF

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'

Newsletter