Nos congressos municipais do PSB em Pernambuco, a hora é de juntar a fome com a vontade de comer
No Recife, prefeito João Campos é aclamado como "governador" e tom dos discursos o projeta para a eleição de 2026
O clima de pré-campanha ontem, durante o congresso municipal do PSB no Recife, foi apenas um aperitivo do que a militância pretende fazer até o dia 31, prazo para a realização dos encontros do partido, nas cidades pernambucanas.
Se depender dos filiados, o nome do prefeito do Recife, João Campos, estará nas ruas como o candidato natural ao Governo do Estado no próximo ano. Os encontros estão juntando a fome com a vontade de comer, como sustenta o ditado popular.
Na noite de ontem, a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, enfatizou isso no discurso. Expôs a disposição dos filiados de ajudá-lo a chegar ao Palácio das Princesas e já propagou que vão convocar mais gente.
Peessebista histórica, traçou o futuro, comparando-o ao passado vivido pelos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Estamos nos organizando para levar nosso líder a entrar pela porta em que o bisavô e o pai dele entraram e saíram várias vezes.”
Sem apresentar-se ainda como candidato, o prefeito admitiu que Pernambuco, e outros Estados Brasil afora, tem projeto para 2026. A ideia é fortalecer a presença nos Governos, na Câmara de Deputados e nas Assembleias Legislativas.
O nome de João Campos foi propagado também no encontro em Nazaré da Mata, no fim de semana, mesmo sem a presença dele. Espera-se que ganhe força no sábado, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, e, no domingo, em Afogados da Ingazeira, no Sertão. O prefeito vai aos dois. Proporcionalmente, o PSB deveria realizar 37 congressos municipais, mas arredondou para 40.
Explicações
O deputado Waldemar Borges (PSB) será relator do novo pedido de empréstimo enviado pelo Governo à Assembleia Legislativa. E adiantou que chamará secretários para explicar como foram gastos os outros recursos. “Isso vai ocorrer sempre e quando a gente precisar de informações que só eles têm ou só eles forneçam.”
Turismo
Dois dias depois de tomar posse, o novo secretário de Turismo e Lazer, o deputado licenciado Kaio Maniçoba, tem seu primeiro compromisso internacional. Viaja a Mendoza, na Argentina, para fortalecer o enoturismo no Estado. Ontem a deputada Roberta Arraes (PP), que o substitui, assumiu a vaga na Alepe.
Frutos
A governadora em exercício Priscila Krause teve sua primeira agenda fora de Pernambuco desde que assumiu o cargo, no último dia 14. Participou ontem da abertura da segunda edição da Fruit Attraction no Brasil, em São Paulo. A feira acontece até amanhã.
Limite
A governadora Raquel Lyra retorna ao batente sexta-feira. Inicialmente a licença se estenderia até dia 30, mas extrapolaria o prazo de 15 dias. Além desse tempo, precisaria de autorização da Assembleia Legislativa. Ela repassou o cargo a Priscila Krause dia 13.