Ouvir para Mudar aumenta o desafio e o compromisso de tirar sonhos do papel

Priscila Krause, Raquel Lyra e deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Mais de 30 mil pessoas ouvidas presencialmente e on-line. Doze municípios visitados, em menos de 30 dias, contemplando todas as regiões do Estado. Nenhuma das sugestões registradas durante a peregrinação do Ouvir para Mudar é novidade para a governadora Raquel Lyra (PSDB) ou para a vice Priscila Krause (Cidadania). Abastecimento d'água, estradas, hospitais, creches, escolas, segurança, emprego, concurso... Todas as demandas da população estão contempladas no programa de Governo elaborado ainda durante a campanha. Então, pra que ouvi-la se já se sabe quais são?

"Primeiro, porque a população estava sedenta por ser ouvida. Depois, porque a gente conhece o macro. As plenárias nos apresentaram o micro. As necessidades mais urgentes e pontuais", explicou o secretário de Planejamento do Estado, Fabrício Marques, citando, como exemplo, a instalação de um IML como cobrança de todos os sertanejos.

O encerramento das escutas aconteceu ontem, no Recife, com os municípios que integram a Região Metropolitana. As gestoras sabem que, a partir de agora, as sugestões colhidas podem virar um calhamaço de promessas e nem de longe querem que isso aconteça.

"A gente precisa correr com as mudanças pelas quais Pernambuco tanto clama", reconhece Priscila Krause. O Plano Plurianual (2024 a 2028) deve ser enviado à Assembleia Legislativa até o próximo dia 5.

"O trabalho não para por aqui. Depois de tudo isso, a gente vai pegar os sonhos e colocar no papel. Do papel, para o orçamento, e na vida real da população", assegurou Raquel Lyra.

Cinco dos 14 prefeitos do Grande Recife não apareceram no encontro de ontem: Flávio Gadelha (Abreu e Lima); Keko do Armazém (Cabo); Zé de Irmã Teca (Itapissuma); João Campos (Recife) e Vinícius Labanca (São Lourenço da Mata).

Deputados com força na Metropolitana, como Mário Ricardo, João de Nadegi, Romero Sales Filho, Túlio Gadêlha e Guilherme Uchôa Jr. discursaram no evento. Renato Antunes, que no dia anterior votou contra o projeto do Governo para aumentar o ICMS, não apareceu. Teve agenda no Sertão.

As diferentes posições do PT
O senador Humberto Costa (PT) observa que a bancada na Assembleia Legislativa tem autonomia. Mas não gostou nem um pouco de saber que os três deputados petistas votaram a favor do aumento do ICMS proposto pelo Governo do Estado. "Aumentar imposto é ruim para toda a sociedade, principalmente para os mais pobres", pontuou. A posição de Doriel Barros, João Paulo e Rosa Amorim também não agradou parte da militância.

 

Vice-presidente Geraldo Alckmin, prefeito do Recife, João Campos, presidente LulaFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

IMAGEM > O prefeito João Campos esteve ontem em Brasília no lançamento do Novo PAC Seleções, cuja ideia é atender projetos sugeridos por Estados e municípios. Aproveitou para tirar foto com o presidente Lula, semelhante à registrada entre Lula e a governadora Raquel Lyra dois dias antes. Quer mostrar que a relação entre os dois segue firme e forte.

VERBA > Parlamentares de Pernambuco se reuniram ontem, em Brasília, para iniciar a definição das emendas de bancada que serão destinadas ao Estado em 2024. A reunião, comandada pelos deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), é uma tradição dos pernambucanos para garantir grandes obras ou custeio de áreas estratégicas.

ARTICULADOS > Os prefeitos de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), e de Ipojuca, Célia Sales (PP), levaram sua claque ao Ouvir para Mudar. Gritos e aplausos garantidos a cada vez que o nome de um dos dois era citado.

 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter