Logo Folha de Pernambuco

Partidos indicam secretários do Recife, mas titulares devem cumprir metas para manter cargos

Ações de todas as pastas são monitoradas para que prazos sejam cumpridos e entregas, realizadas

Pelo menos 34 secretários e chefes de gabinetes tomaram posse na Prefeitura do Recife - Foto: Davi de Queiroz / Folha de Pernambuco

Quem conhece a dinâmica do prefeito do Recife, João Campos (PSB), enfatiza não terem sido da boca pra fora os recados do discurso na posse do secretariado. Na solenidade, realizada no estacionamento do prédio-sede da prefeitura, admitiu a força da política partidária na composição da equipe e a disposição de unir os divergentes. PSB, PT, PV, PCdoB, PDT, União Brasil, Republicanos estão entre as legendas contempladas. 

Mas isso não significa desconsiderar a parte técnica, e nela estão incluídos projeto, recursos, passo a passo das iniciativas e prazo de entrega. “Meu time tem representatividade política, tem os partidos representados. Todo mundo aqui está unido pela capacidade e o compromisso de entregar resultado. Para estar no nosso time tem que trabalhar. Só fica quem entrega resultado”. 

As ações de cada uma das pastas são traçadas e monitoradas pela Secretaria de Planejamento. Se algum obstáculo aparece no meio do percurso, ele precisa ser comunicado para que se defina uma alternativa. Atrasos precisam ser justificados. OHospital das Crianças é um exemplo. O projeto precisou ser rearrumado para ampliar o potencial da unidade no Nordeste.

E destacou que o diferente pode enriquecer o trabalho. “Quando a gente delega funções estratégicas a pessoas de alto nível, mas de partidos distintos do nosso, a gente está no compromisso de confiança na política. As pessoas esperam isso. Fazer o que Dom Helder nos ensinou. Os que pensam diferente de nós não nos diminuem. Nos acrescentam.”

Primeira agenda
O vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), participou ontem da primeira entrega também como secretário de Infraestrutura. Ao lado do prefeito João Campos, inaugurou a 10ª e maior praça da infância, no Parque Treze de Maio, em Santo Amaro, que começou na gestão anterior com Marília Dantas. “Quando a gente entrega um equipamento de qualidade, as pessoas vivem a cidade”, pontuou.

Síntese
O secretário de Relações Institucionais do Recife, Raul Henry, discursou em nome de mais 33 pessoas que também tomaram posse. E sintetizou o prefeito João Campos em uma palavra: esperança. “Esperança no futuro do Recife, de Pernambuco e do Brasil”. 

Há vagas
A senadora Teresa Leitão diz que ainda há espaço para o PT na Prefeitura do Recife. Espera o senador Humberto Costa voltar de viagem e indicar algum executivo para as secretarias  de Habitação e Meio Ambiente. O titular de Habitação, Felipe Cury, pede apenas que seja observada a parte técnica, importante para a boa gestão.

Assembleia
Cayo Albino (PSB) e Wanderson Florêncio (Solidariedade) tomam posse hoje, às 10h, na Alepe. Assumem no lugar de Eriberto Filho, licenciado para ser secretário de Esportes do Recife, e Lula Cabral, eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho. 

Veja também

Newsletter