Perto da utopia, candidata do PSTU aposta em mudar realidade
Postulante à Prefeitura do Recife, Simone Fontana foi a primeira entrevistada na sabatina da Rádio Folha FM 96,7
Ela é pedagoga e já disputou pelo menos oito eleições. Foi candidata a vereadora, a deputada federal, a senadora. Agora disputa pela segunda vez a Prefeitura do Recife.
Aos 58 anos, a candidata Simone Fontana (PSTU) tem como vice Mariano Macedo, do mesmo partido. Primeira a participar da sabatina organizada pela Rádio Folha FM 96,7, afirma não cansar de enfrentar o resultado negativo nas urnas.
"A gente não vive de eleição, vive da luta. O voto fortalece nosso projeto". Observa que as eleições não são um campo democrático porque o tempo de televisão e os recursos são distintos para as legendas
Não há outra legenda apoiando os postulantes.Novidade nas eleições municipais deste ano, a formação de federações - composição de partidos, no geral, alinhados ideologicamente, é descartada.
"As federações acabam juntando partidos de esquerda, de direita. A gente não entra nessa. O PSTU tem 30 anos e continua firme. Só precisa dos trabalhadores". Até a última eleição, em 2022, a candidata apostava na revolução armada para garantir conquistas.
Hoje prefere defender o socialismo, através de uma revolução social. "As eleições são uma oportunidade rica para a gente defender nosso programa."
Entre outras coisas, suas propostas descartam as parcerias público-privadas (PPP), as organizações sociais (OS), o capital privado. Reconhece alguns avanços na educação municipal e considera serem frutos da luta empreendida pela categoria.
"Nosso programa precisa da organização e mobilização dos trabalhadores. A mobilização pode garantir uma outra sociedade."
Prefere afirmar que a mudança é viável e não acredita que as ideias sejam oníricas. "Nosso partido não é de utopia, é para atuar na realidade, na crença de que é possível mudar essa realidade."
Na casa do deputado
Após presentear o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, pelo seu aniversário, e recebê-lo esta semana no Palácio das Princesas, a governadora Raquel Lyra esteve ontem em Canhotinho, município administrado por Sandra Paes, mulher do deputado. Anunciou a reforma do mercado público e, ao lado da vice Priscila Krause, assinou a ordem de serviço de R$ 2 milhões. As gestoras também visitaram a Masterboi, empreendimento que teve a mobilização do parlamentar para chegar à região
Reajuste
Dois projetos de lei do Executivo estadual foram enviados à Assembleia Legislativa. Um deles propõe reajuste salarial para servidores de seis segmentos. O outro define um novo plano de cargos e carreira para funcionários do Hemope.
APP
O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download. Ele é gratuito e pode ser usado para denúncias de propaganda irregular nas eleições. A novidade é ser possível denunciar também desvios nas campanhas na internet.