Pesquisa Folha/IPESPE 2024: Petrolina pode nem ter segundo turno

Candidato à reeleição, o prefeito Simão Durando cresce 2% e lidera na pesquisa de intenção de voto

Prefeito de Petrolina desde abril de 2022, Simão Durando (União Brasil) lidera as pesquisas de intenção de voto - Foto: Divulgação

Se a eleição em Petrolina fosse hoje, o prefeito Simão Durando (União Brasil) seria eleito no primeiro turno. A previsão é da segunda pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.

Um mês após o primeiro levantamento, o candidato cresceu dois pontos percentuais, saindo de 53% para 55% da intenção de voto. Para não haver segundo turno, é preciso conquistar 50% mais um dos votos válidos.

Nos dados colhidos de 28 a 30 de setembro, o postulante Júlio Lóssio (PSDB) saiu de 22% para 23%, permanecendo no 2º lugar. O petista Odacy Amorim caiu de 8% para 6%, enquanto Lara Cavalcanti (PL) cresceu de 5% para 6%. Maria Clara Rocha (UP) teve 1% e Marcos Bezerra (Agir) não pontuou.

Também houve queda entre quem não escolheria ninguém ou votaria branco ou nulo (7% para 5%). 4% dos 500 entrevistados  não sabem ou não responderam. A margem de erro é de 4,5 pontos para mais ou para menos.

Ex-vice prefeito de Miguel Coelho (UBl), Simão Durando assumiu a prefeitura em abril de 2022, quando o gestor deixou o cargo para disputar o Governo de Pernambuco. Dois anos e seis meses depois, a administração é aprovada por 73%; 20% desaprovam e 7% não sabem ou não responderam.

O prefeito continuou afinado com o grupo Coelho, ao lado do próprio Miguel, do líder Fernando Bezerra Coelho e dos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho.

Entre os entrevistados, 43% desejam que a forma de gerir a cidade seja mantida e 21% querem mudança. Além disso, Simão Durando tem a menor rejeição: 22%. Os concorrentes apresentam índice bem acima: Júlio Lóssio, 41% e Lara Cavalcanti 42%.. Odacy Amorim enfrenta a maior recusa: 58%.

Cadeira vazia
O prefeito e candidato à reeleição em Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), faltou ao debate promovido ontem pelo Sistema Jornal do Commercio e virou alvo dos adversários. O candidato Fernando Rodolfo (PL) foi o primeiro a provocar: “Ele deve estar fazendo campanha na barra da saia da governadora”. Armandinho (Solidariedade) e Zé Queiroz (PDT) também alfinetaram. Única mulher na disputa, Michele Santos (PSOL) também foi a única a não se manifestar sobre a ausência.

Três debates
A TV Globo realiza debates, a partir das 22h de hoje, em Caruaru, Petrolina e no Recife. Na capital, foram convidados Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e João Campos (PSB). Para todos eles, o encontro é a única agenda do dia.

Campanha
Hoje é o último dia para os candidatos tentarem convencer o eleitor usando o guia eleitoral, que começou em 30 de agosto, ou impulsionarem material de divulgação nas redes sociais. Mas poderão fazer caminhadas, carreatas e porta a porta até as 22h de sábado.

Veja também

TSE beneficiou Lula com veto a Marçal em 2022; confira a coluna desta quinta (3)
Cláudio Humberto

TSE beneficiou Lula com veto a Marçal em 2022; confira a coluna desta quinta (3)

Como a sociedade pode colaborar com a mudança na educação?        
opinião

Como a sociedade pode colaborar com a mudança na educação?        

Newsletter