Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos bem à frente dos oponentes

Candidato à reeleição ainda registra a menor rejeição e tem gestão aprovada por 85% dos entrevistados

Candidato à reeleição no Recife, João Campos registra 74% da intenção de voto e tem a gestão aprovada por 85% dos entrevistados - Foto: Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife

A eleição no Recife deve ser resolvida em primeiro turno, com ampla vantagem do candidato à reeleição, João Campos (PSB), em relação aos oponentes. A projeção é do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.

O levantamento, o terceiro realizado na capital pernambucana este ano, aponta João Campos com 74% da intenção de voto, bem longe do segundo colocado, Gilson Machado (PL), que surge com 12%. Em terceiro, aparece Daniel Coelho (PSD), que se mantém com 5%, seguido de Dani Portela (PSOL, 4%); Técio Teles (Novo, 1%), Simone Fontana (PSTU, 1%) e Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO), que não pontuaram.

Em todos os momentos, João Campos registrou índice superior a 70%. Na pesquisa de agosto tinha 76% e na de setembro, 77%. Além disso, o candidato à reeleição tem a gestão aprovada por 85% dos entrevistados e apresenta o menor percentual de rejeição. Apenas 13% das pessoas consultadas não votariam nele de jeito nenhum.

No outro extremo, Gilson Machado chega a 61%, a maior rejeição. Simone Fontana, 58%; Daniel Coelho tem o mesmo índice de rejeição de Ludmila Outtes e Victor Assis, 55%; Técio Teles aparece com 50% e Dani Portela, com 45%.

O favoritismo do atual prefeito também se apresenta na simulação de segundo turno. Enfrentando Gilson Machado ou Daniel Coelho, João Campos atingiria 82% dos votos. O primeiro conseguiria 14% e o segundo, 11%. Mesmo quem afirma não votar no gestor acredita em sua vitória (93%).

A pesquisa IPESPE/Folha ouviu 800 pessoas nos dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Cenário em Carpina
Os 58.615 eleitores do município de Carpina, na Mata Norte pernambucana, terão a oportunidade de ir às urnas domingo (6) em um cenário com três candidatos tecnicamente empatados. Segundo a pesquisa Data Census/RN News, Joaquim Lapa (PSB) tem 27% da intenção de voto; Bruno Ribeiro (PL) 25,80% e Eduarda Gouveia (Podemos) 22,80%. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados mostram também Aldinho Botafogo (Solidariedade) com 10,40% e Sandra Ramos (UP) 0,20%. Entre os 500 entrevistados 11% não sabem em quem votar e 2,8% responderam que não votarão em ninguém.

Rejeição
O mesmo levantamento em Carpina aponta que os candidatos Bruno Ribeiro e Sandra Ramos apresentam o menor índice de rejeição. Ele tem 5,60% e ela, 3,60%. Aldinho Botafogo é o mais rejeitado com 22%, seguido de Eduarda Gouveia com 17,80% e Joaquim Lapa, 14%. As entrevistas foram realizadas nos dias 2 e 3 de outubro e a pesquisa, registrada no TRE-PE sob o número PE-05581/2024. O município tem aproximadamente 80 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022.

Veja também

Newsletter