Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos bem à frente dos oponentes

Candidato à reeleição ainda registra a menor rejeição e tem gestão aprovada por 85% dos entrevistados

Candidato à reeleição no Recife, João Campos registra 74% da intenção de voto e tem a gestão aprovada por 85% dos entrevistados - Foto: Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife

A eleição no Recife deve ser resolvida em primeiro turno, com ampla vantagem do candidato à reeleição, João Campos (PSB), em relação aos oponentes. A projeção é do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.

O levantamento, o terceiro realizado na capital pernambucana este ano, aponta João Campos com 74% da intenção de voto, bem longe do segundo colocado, Gilson Machado (PL), que surge com 12%. Em terceiro, aparece Daniel Coelho (PSD), que se mantém com 5%, seguido de Dani Portela (PSOL, 4%); Técio Teles (Novo, 1%), Simone Fontana (PSTU, 1%) e Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO), que não pontuaram.

Em todos os momentos, João Campos registrou índice superior a 70%. Na pesquisa de agosto tinha 76% e na de setembro, 77%. Além disso, o candidato à reeleição tem a gestão aprovada por 85% dos entrevistados e apresenta o menor percentual de rejeição. Apenas 13% das pessoas consultadas não votariam nele de jeito nenhum.

No outro extremo, Gilson Machado chega a 61%, a maior rejeição. Simone Fontana, 58%; Daniel Coelho tem o mesmo índice de rejeição de Ludmila Outtes e Victor Assis, 55%; Técio Teles aparece com 50% e Dani Portela, com 45%.

O favoritismo do atual prefeito também se apresenta na simulação de segundo turno. Enfrentando Gilson Machado ou Daniel Coelho, João Campos atingiria 82% dos votos. O primeiro conseguiria 14% e o segundo, 11%. Mesmo quem afirma não votar no gestor acredita em sua vitória (93%).

A pesquisa IPESPE/Folha ouviu 800 pessoas nos dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Cenário em Carpina
Os 58.615 eleitores do município de Carpina, na Mata Norte pernambucana, terão a oportunidade de ir às urnas domingo (6) em um cenário com três candidatos tecnicamente empatados. Segundo a pesquisa Data Census/RN News, Joaquim Lapa (PSB) tem 27% da intenção de voto; Bruno Ribeiro (PL) 25,80% e Eduarda Gouveia (Podemos) 22,80%. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados mostram também Aldinho Botafogo (Solidariedade) com 10,40% e Sandra Ramos (UP) 0,20%. Entre os 500 entrevistados 11% não sabem em quem votar e 2,8% responderam que não votarão em ninguém.

Rejeição
O mesmo levantamento em Carpina aponta que os candidatos Bruno Ribeiro e Sandra Ramos apresentam o menor índice de rejeição. Ele tem 5,60% e ela, 3,60%. Aldinho Botafogo é o mais rejeitado com 22%, seguido de Eduarda Gouveia com 17,80% e Joaquim Lapa, 14%. As entrevistas foram realizadas nos dias 2 e 3 de outubro e a pesquisa, registrada no TRE-PE sob o número PE-05581/2024. O município tem aproximadamente 80 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022.

Veja também

Voo de repatriação de brasileiros no Líbano já decolou de Lisboa para Beirute, diz FAB
REPATRIAÇÃO

Voo de repatriação de brasileiros no Líbano já decolou de Lisboa para Beirute, diz FAB

Exército israelense afirma ter atacado combatentes do Hezbollah em mesquita no Líbano
GUERRA

Exército israelense afirma ter atacado combatentes do Hezbollah em mesquita no Líbano

Newsletter