PL consolida candidaturas na RMR e quer lançar projetos em todo o Estado
Após o crescimento nas eleições de 2022, o PL busca se fortalecer para as eleições de 2024. A legenda tem nomes consolidados em Jaboatão dos Guararapes, com a reeleição do prefeito Mano Medeiros; em Olinda, com Izabel Urquiza, e no Recife, com o ex-ministro Gilson Machado no páreo. Além deles, a sigla deve lançar projetos em cidades no Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Carpina e Camaragibe. Presidente estadual do PL, o ex-prefeito Anderson Ferreira, afirma que o objetivo é “ampliar ao máximo o número de prefeitos, com candidaturas competitivas em todo o Estado e em cidades estratégicas”. O dirigente afirma que até a janela partidária de abril o foco do partido será de garantir quadros competitivos para a legenda e que a busca será intensificada na virada do ano. “O time está um time unido e tem tudo para capitanear quadros que tenham esse mesmo sentimento”, afirmou. Questionado se o projeto do PL poderia ter algum alinhamento com o Governo do Estado, o dirigente reafirmou a independência da sigla. “O partido se colocou como independente na Alepe. Temos um bom relacionamento com a governadora, torcemos pelo Estado. Tentando colaborar, mas nosso partido tem um mapa estratégico que independe do governo. Temos cidades que vamos convergir e temos cidades que vão divergir. Isso vai acontecer de acordo com a dinâmica no jogo político”, afirmou. Outra aposta do partido para 2024 deverá ser o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, segundo Anderson, é o “maior cabo-eleitoral do País” e deverá visitar em breve Pernambuco. “Ele tem um carinho grande pelo Nordeste”, enfatiza Anderson Ferreira.
PEC que limita STF
De passagem por Recife, o deputado federal Lafayette de Andrada (REP-MG) – presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia – comentou sobre a PEC que limita as decisões monocráticas no STF. Segundo ele, o projeto é importante, inclusive, para recuperar as prerrogativas dos advogados que estão sendo “vilipendiadas” nos tribunais superiores.
expectativa > Andrada, que foi homenageado pela Federação dos Institutos dos Advogados - presidida pelo pernambucano Gustavo Ventura -, disse que a Lei do Abuso de Autoridade não vem sendo aplicada nas instâncias de Brasília e que a PEC deverá ser votada nos próximos dias.
adiado > O encontro da bancada federal de Pernambuco com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que seria realizado hoje, teve que ser adiado. A reunião foi remarcada para o dia 8 de novembro, às 16h, em Brasília, a pedido de parlamentares.
A todo vapor > Com o intuito de deixar uma marca da sua gestão, a prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, investe para deixar um legado antes de deixar o governo em 2025. Uma das prioridades é a reconstrução do mercado público do município, que foi destruído por um incêndio em 2022. Outras ações estratégicas são os programas “Agora é Led”, de troca de iluminação pública, e “Eliza de Cara Nova”, que está revitalizando o principal polo comercial da cidade.
A todo vapor 2 > Em janeiro, a prefeita definirá o candidato do governo à sua sucessão. Três secretários estão no páreo: Diego Cabral (Planejamento), Antonio Amato (Saúde) e Bosco Silva (Articulação Política).