Políticos e religiosos tentam afinar ações a partir das eleições municipais

Igreja Católica sinaliza aproximação com possíveis gestores e se coloca à disposição para ajudar

Vicariato da Arquidiocese de Olinda e Recife com os candidatos à Prefeitura de Olinda - Foto: Clarice Melo // Folha de Pernambuco

Em uma ação inédita em Pernambuco, o Vicariato de Olinda, que reúne 14 paróquias, dois santuários marianos e a Catedral do Santíssimo Salvador, ouviu ontem as propostas de cinco dos seis candidatos à prefeitura da cidade.

A decisão, segundo o vigário episcopal de Olinda, padre Renato Matheus Melo, é uma preparação para as eleições municipais e oportunidade de afinar o discurso entre os poderes e contribuir com a gestão. "Desde já, poderemos trabalhar juntos, poder público e poder religioso. Nosso objetivo é defender o homem na sua totalidade", afirmou.

A Igreja Católica observou nos últimos anos a expansão da presença de evangélicos na política. Nas eleições de 1998, a bancada na Câmara dos Deputados pulou de 27 para 44 evangélicos. Hoje são 210 integrando uma Frente Parlamentar.

Em Olinda, os católicos viram o evangélico Lupércio Nascimento administrar a cidade por oito anos. E lamentam que ele tenha sido o único gestor a não receber o arcebispo dom Paulo Jackson, que assumiu a Arquidiocese no ano passado.

"Ele não conseguiu espaço na agenda. E a Igreja tem uma contribuição a dar", reclamou o padre João Cláudio Gomes, da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro de Jardim Fragoso.

Para o doutorando em Ciência Política pela UFPE Mário Veras de Almeida, a decisão do Vicariato é muito importante, mesmo que a entrada no cenário político se dê apenas através de ações como a escuta. "Essa aproximação sinaliza um interesse maior da Igreja nessa arena, que hoje, sem dúvida, é dominada pelos evangélicos", observa o professor

Participaram do encontro, no Seminário de Olinda, os candidatos Antônio Campos (PRTB), Izabel Urquiza (PL), Márcio Botelho (PP), Mirella Almeida (PSD) e Vinicius Castello (PT). A Igreja não conseguiu contato com Clécio Basílio (PCO).

Nossos empregados
Antes de os candidatos apresentarem propostas, o frei Dênis Pimentel brincou, lembrando o debate de São Paulo, onde José Luis Datena atirou uma cadeira contra Pablo Marçal. "As cadeiras não estão fincadas ao chão porque a maturidade de todos deve falar muito mais alto." O frade também disse aos postulantes que eles são "nossos empregados". "Pensem que nós, patrões, queremos saber aquilo que nossos empregados farão caso assumam a prefeitura", alertou.

Cidadania
Turma de comunicação social da UFPE-Caruaru levou à Escola Técnica Nelson Barbalho, na cidade, ações para estimular o voto dos jovens. O projeto, resultado da aula de comunicação e política da professora Sheila Borges, foi aprovado com louvor pela direção da Escola do Judiciário Eleitoral de Pernambuco. 

Fecomércio
A Fecomércio-PE ouve na segunda (23) candidatos às prefeituras do Recife e Jaboatão e na terça (24), os de Olinda, a partir das 10h. Cada postulante terá uma hora para apresentar propostas ao comércio de bens, serviços e turismo. Será na sede da federação, em Santo Amaro, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Veja também

Por que mais europeus estão vindo jogar no Brasil?
Futebol

Por que mais europeus estão vindo jogar no Brasil?

Miro dos Bonecos se apresenta com a boneca Maria Bonita em Feira de Carpina
ARTE

Miro dos Bonecos se apresenta com a boneca Maria Bonita em Feira de Carpina

Newsletter