Logo Folha de Pernambuco

PP seguirá governadora no Recife, em 2024, e quer vaga ao Senado em 2026

Presidente estadual da legenda, Eduardo da Fonte, é o nome forte para a Câmara Alta

Deputado federal e presidente estadual do PP Eduardo da Fonte (PP-PE) - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O Partido Progressistas vai seguir a orientação da governadora Raquel Lyra (PSDB) antes de definir quem apoiar na eleição do próximo ano no Recife. A afirmação é do deputado estadual Kaio Maniçoba, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, reforçando as declarações do deputado federal e vice-presidente da legenda no Estado, Lula da Fonte. "Nosso caminho é o caminho da governadora", ressaltam.

A postura é também uma estratégia para garantir o nome do presidente estadual da legenda, deputado federal Eduardo da Fonte, como candidato ao Senado, compondo uma provável chapa encabeçada pela governadora, em 2026.

Eduardo da Fonte chegou a pensar em disputar a Câmara Alta na última eleição, acabou recuando e apoiando o nome do atual ministro da Pesca, André de Paula (PSD). Saiu do páreo, mas terminou mais fortalecido que antes, ao conseguir eleger-se (teve 124.850 votos) e eleger o filho (Lula da Fonte, com 94.122 votos). O PP ainda fez dois federais: Clarissa Tércio, a segunda mais votada no Estado, e Fernando Monteiro.

"A gente está se preparando para 2024 e 2026. Eduardo da Fonte saiu muito grande das últimas eleições, elegendo ele e o filho. É um feito que poucos conseguiram. O nosso maior projeto é que ele esteja em uma chapa (majoritária). Endosso, desejo, quero que ele seja nosso senador junto à governadora Raquel Lyra. Mas este é um projeto que não se pode dizer agora. É um projeto largo, com outros partidos. E a gente vai construir esse caminho para dar certo", sublinha Kaio Maniçoba.

Na Assembleia Legislativa, o Progressistas tem hoje a segunda maior bancada, com oito parlamentares. E é a mais coesa da Casa. Todos seguem à risca o que o partido define.

Agora, o PP, que tem cerca de 40 prefeitos e prefeitas, planeja lançar, pelo menos, 80 candidatos majoritários em Pernambuco no próximo ano. Eles estarão espalhados em todas as regiões do Estado e em quase todo o Grande Recife, para onde já tem decidida a maioria das pré-candidaturas. Acredita poder eleger, no mínimo, 50. A ideia é fortalecer a sigla para 2026. 

 

No canteiro de obras da BR-423
O senador Fernando Dueire (MDB) acompanhou ontem o início das obras para duplicação da BR-423, no Agreste. Serão 43,1 km entre São Caetano e Lajedo, um investimento superior a R$ 300 milhões. "Garanhuns será outra. Os municípios do entorno também. Uma estrada restaurada e duplicada vai dar segurança e trazer desenvolvimento econômico e social", ressaltou Dueire..

IMPULSO > A deputada estadual e delegada Gleide Ângelo (PSB) assume hoje a presidência da Comissão Municipal do PSB em Olinda. O evento promete reunir personalidades políticas e culturais. A partir das 19h, no Instituto Histórico, no Carmo.

CIDADÃOS > Estudantes da Academia Cristã visitaram a Câmara do Recife e apresentaram 49 propostas. Cobraram drenagem, reparos de buracos e calçadas. A iniciativa faz parte do projeto "Vereador por um dia", do hoje deputado Renato Antunes (PL).

SOCIAL > A Alepe reinstala segunda, às 17h, a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. A proposta é do deputado Sileno Guedes (PSB), que vai coordenar o colegiado.

Veja também

Juventude e Cuiabá ficam no empate pelo Brasileirão
SÉRIE A

Juventude e Cuiabá ficam no empate pelo Brasileirão

Botafogo empata com o Vitória e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão
SÉRIE A

Botafogo empata com o Vitória e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão

Newsletter