Presença de Bolsonaro em Pernambuco antecipa campanha em alguns municípios
Ex-presidente esteve no Recife e em Olinda. Hoje será a vez de Jaboatão, Gravatá e Caruaru
Inelegível até 2030 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Pernambuco e deu clima de campanha a ruas do Recife e de Olinda, oito dias antes da autorização da Justiça Eleitoral.
Só faltaram cartazes com os números dos candidatos Gilson Machado e Izabel Urquiza. Sobraram irregularidades: veículos na contramão, da Rua Nova em direção ao Bairro do Recife, passando pela 1º de Março, gente pendurada nas portas e no capô dos carros aos olhos de guardas da CTTU. Vale tudo para impulsionar postulantes sem chances de serem eleitos se o pleito fosse hoje.
No aeroporto, Bolsonaro foi recebido por apoiadores que usavam verde e amarelo, camisetas com sua foto, bandeiras do Brasil e gritos de "mito".
Almoçou no restaurante Leite e participou de uma missa na Igreja Conceição dos Militares. De lá, saiu de carro em direção à Praça da Independência, onde estava previsto um ato que não aconteceu porque havia pouca gente.
O grupo que o esperava seguiu em caminhada até o Bairro do Recife, a cerca de dois quilômetros. Visitou a Sinagoga mais antiga da América Latina, na Rua do Bom Jesus, e 25 minutos depois partiu para Olinda.
O ex-presidente não falou com a imprensa e em Olinda fez um discurso de pouco mais de dois minutos. Além de Gilson e Izabel, estavam ao seu lado os candidatos a prefeito de Caruaru Fernando Rodolfo e de Petrolina Lara Cavalcanti.
Hoje, Bolsonaro vai a Gravatá e Caruaru. Antes, visita a Igreja Quadrangular de Piedade, em Jaboatão. Fica no Estado até sábado. Mas já prometeu voltar depois do dia 16, quando a campanha começa oficialmente.
Bola de cristal
O deputado João Paulo (PT) disse que a militância petista está triste e abatida porque não conseguiu a vice na chapa do prefeito João Campos. Afirmou que líderes do partido também estão insatisfeito, embora não declarem publicamente. Acredita que Dani Portela (PSOL) tenha candidatura reforçada, por defender o orçamento participativo, iniciativa de sua gestão quando prefeito do Recife.
Quórum difícil
Mesmo depois de a Alepe reduzir de quatro para dois o número de dias com sessão, foi difícil nesta primeira semana conseguir quórum. Mais que antes, muitos apareceram apenas para registrar presença e voltar aos municípios para fazer campanha.
Novo endereço
Cartórios eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor de Paulista, no Grande Recife, estão funcionando na Rua Humberto Félix da Cruz, s/n, bairro do Nobre, em frente ao Terminal Pelópidas Silveira. O telefone da Central é o 3194-9156.
Empreendedorismo
O Sebrae elaborou um guia com sugestões para candidatos a prefeitos e vereadores interessados em inserir o empreendedorismo nos seus planos de governo. O material pode ser acessado no portal sebrae.com.br.