Logo Folha de Pernambuco

Presença de Bolsonaro em Pernambuco antecipa campanha em alguns municípios

Ex-presidente esteve no Recife e em Olinda. Hoje será a vez de Jaboatão, Gravatá e Caruaru

Ex-ministro Gilson Machado e o ex-presidente Jair Bolsonaro em ruas centrais do Recife - Foto: Ricardo Fernandes // Folha de Pernambuco

Inelegível até 2030 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Pernambuco e deu clima de campanha a ruas do Recife e de Olinda, oito dias antes da autorização da Justiça Eleitoral.

Só faltaram cartazes com os números dos candidatos Gilson Machado e Izabel Urquiza. Sobraram irregularidades: veículos na contramão, da Rua Nova em direção ao Bairro do Recife, passando pela 1º de Março, gente pendurada nas portas e no capô dos carros aos olhos de guardas da CTTU. Vale tudo para impulsionar postulantes sem chances de serem eleitos se o pleito fosse hoje.

No aeroporto, Bolsonaro foi recebido por apoiadores que usavam verde e amarelo, camisetas com sua foto, bandeiras do Brasil e gritos de "mito".

Almoçou no restaurante Leite e participou de uma missa na Igreja Conceição dos Militares. De lá, saiu de carro em direção à Praça da Independência, onde estava previsto um ato que não aconteceu porque havia pouca gente.

O grupo que o esperava seguiu em caminhada até o Bairro do Recife, a cerca de dois quilômetros. Visitou a Sinagoga mais antiga da América Latina, na Rua do Bom Jesus, e 25 minutos depois partiu para Olinda.

O ex-presidente não falou com a imprensa e em Olinda fez um discurso de pouco mais de dois minutos. Além de Gilson e Izabel, estavam ao seu lado os candidatos a prefeito de Caruaru Fernando Rodolfo e de Petrolina Lara Cavalcanti.

Hoje, Bolsonaro vai a Gravatá e Caruaru. Antes, visita a Igreja Quadrangular de Piedade, em Jaboatão. Fica no Estado até sábado. Mas já prometeu voltar depois do dia 16, quando a campanha começa oficialmente.

Bola de cristal
O deputado João Paulo (PT) disse que a militância petista está triste e abatida porque não conseguiu a vice na chapa do prefeito João Campos. Afirmou que líderes do partido também estão insatisfeito, embora não declarem publicamente. Acredita que Dani Portela (PSOL) tenha candidatura reforçada, por defender o orçamento participativo, iniciativa de sua gestão quando prefeito do Recife.

Quórum difícil
Mesmo depois de a Alepe reduzir de quatro para dois o número de dias com sessão, foi difícil nesta primeira semana conseguir quórum. Mais que antes, muitos apareceram apenas para registrar presença e voltar aos municípios para fazer campanha.  

Novo endereço
Cartórios eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor de Paulista, no Grande Recife, estão funcionando na Rua Humberto Félix da Cruz, s/n, bairro do Nobre, em frente ao Terminal Pelópidas Silveira. O telefone da Central é o 3194-9156.

Empreendedorismo
O Sebrae elaborou um guia com sugestões para candidatos a prefeitos e vereadores interessados em inserir o empreendedorismo nos seus planos de governo. O material pode ser acessado no portal sebrae.com.br.

Veja também

Após desistência de Gaetz, Trump indica Pam Bondi para o cargo de secretária de Justiça
Gaetz

Após desistência de Gaetz, Trump indica Pam Bondi para o cargo de secretária de Justiça

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão
Peru

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão

Newsletter