Logo Folha de Pernambuco

Presidente da Alepe ainda não sabe se fica no PSDB, mas já tem candidatos ao Senado

Álvaro Porto avalia que disputa ao Governo em 2026 depende das entregas de Raquel Lyra e João Campos

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB) - Foto: Walli Fontenelle // Folha de Pernambuco

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), 2026 está longe e há muito a discutir e avaliar sobre possíveis nomes na disputa ao Executivo estadual. Defende observar o que vão conseguir entregar no próximo ano os mais cotados até agora: a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), de quem o deputado está cada vez mais próximo.

Fácil mesmo para o comandante do Legislativo é apontar os postulantes às duas vagas ao Senado Federal. “Se eu fosse candidato a governador, faria questão de uma chapa com Silvio Costa Filho (Republicanos) e Fernando Dueire (MDB) para o Senado. Vejo uma agenda muito positiva dos dois”, afirmou, à Rádio Folha.

Destacou a liderança do ministro de Portos e Aeroportos e o trabalho do senador Dueire desde que assumiu a vaga do ex-senador Jarbas Vasconcelos, afastado por problemas de saúde. Ao indicar os dois, descarta, no atual cenário, apoio ao senador Humberto Costa Filho (PT) e ao ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), outros possíveis candidatos.

Também sinaliza proximidade com o Republicanos, partido para o qual ajudou a eleger o comando das Prefeituras de Quipapá, Lajedo e Canhotinho, esta governada pela sua esposa, Sandra Paes. Mas não descarta permanecer no ninho tucano, depois de manter com a governadora relação institucional.

“Posso ser candidato de novo pelo PSDB. Tudo vai depender da formação da chapa. Tenho que sentar com o grupo político para ver o caminho a seguir.”

Porto ainda apoiou a eleição de prefeitos em Altinho, Capoeiras e Ribeirão, PSB; Brejão (PP), Sanharó (PCdoB) e Vertentes (PSDB).

Direitos Humanos
Hoje, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o ex-guerrilheiro Luiz José da Cunha, conhecido como Comandante Crioulo (1943-1973), ganha busto na Praça da Convenção, em Beberibe, às 11h. Iniciativa da vereadora Cida Pedrosa. À noite, a presidente da Comissão de Direitos Humanos na Alepe, deputada Dani Portela, realiza sessão solene para marcar a data. Às 18h, no Auditório Sérgio Guerra.

Pressão
A governadora Raquel Lyra está em Brasília com os secretários Alessandro Carvalho, Fabrício Marques, Túlio Vilaça e Wilson de Paula. Participa de fórum sobre segurança e vai monitorar a liberação de projetos e de linha de crédito junto ao Tesouro Nacional.  

Confederação do Equador
Uma reparação histórica é a constatação do deputado Waldemar Borges (PSB) ao ter aprovado, por unanimidade, o projeto que institui o 13 de janeiro como Dia Estadual em Memória de Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo. Foi o dia da morte de Frei Caneca.  

Desastres naturais
Jaboatão está no topo do ranking divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) sobre prevenção a desastres naturais. A capacidade de resposta rendeu à cidade nível A em governança. Estudo avaliou ações da Defesa Civil, como o monitoramento 24 horas.

Veja também

Newsletter