Presidente do TJPE investe em ações para construir uma Justiça mais célere e acessível
Desembargador Ricardo Paes Barreto aposta em algumas mudanças para agilizar processos
Desde que assumiu a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em fevereiro deste ano, o desembargador Ricardo Paes Barreto estabeleceu entre as metas chegar mais perto da população, tornando os serviços mais acessíveis e céleres. Ontem fez um balanço das ações.
Começou a adotar estratégias simples, como unificar horários de atendimento nas unidades, ou mais complexas, como recorrer ao uso da inteligência artificial para reduzir o número de processos e agilizar as respostas.
Uma operação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai garantir investimento de R$ 200 milhões na transformação digital, que deve ser intensificada a partir do próximo ano.
Antes disso, o TJPE amplia o atendimento itinerante. Aos Juizados do Folião, do Torcedor, do Forró e do Frio, junta-se, a partir do dia 28, o Juizado do Verão.
Quer garantir segurança e tranquilidade a moradores e frequentadores das praias de Itamaracá, no Litoral Norte, e Porto de Galinhas (Ipojuca), Tamandaré e São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, especialmente nos fins de semana, quando se registra maior quantidade de pessoas e de queixas.
A iniciativa terá apoio da Secretaria de Defesa Social, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Marinha do Brasil.
“Não queremos atrapalhar o veraneio de ninguém, queremos respeito e responsabilidade. Na pior das hipóteses, a gente minimiza muito os efeitos desses abusos que são cometidos”, argumenta o desembargador, que este ano também assumiu o desafio de ser prefeito do Recife por cinco dias.
Reflexão partidária
O deputado João Paulo Lima usou a tribuna da Alepe para repercutir texto de ontem sobre o espaço do PT na gestão João Campos e Victor Marques. Disse que o partido erra ao travar disputa interna no Governo e que cabe a quem manda resolver a situação. Destacou ser importante discutir o nível de participação na próxima administração, e se ela estará vinculada às eleições de 2026 e de 2028.
Responsabilidade
Prefeito eleito de Surubim, o deputado Cléber Chaparral (UB) se despediu da Alepe. Será diplomado hoje pela quinta vez (já foi vereador, prefeito de Orobó duas vezes e deputado). Sabe do desafio; "Os problemas do mundo todinho estão no município", registrou.
Prioridade
O secretário de Turismo do Recife, o deputado licenciado Antônio Coelho, não participou ontem do anúncio de algumas das atrações do Carnaval 2025. Estava em Petrolina para a diplomação do prefeito reeleito, Simão Durando (UB), que ocorreu na terça-feira.
Expansão
O deputado Luciano Duque encerra o segundo ano de mandato com duas leis promulgadas. Uma garante a distribuição gratuita de remédios à base de canabidiol na rede estadual de saúde. A outra endurece as penalidades para o comércio ilegal de fios e cabos roubados. Com isso, amplia sua visibilidade para além do Sertão.