Presidente Lula chega ao Recife na próxima terça-feira (2)
Petista deve entregar 448 unidades habitacionais a moradores da Comunidade do Papelão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Recife na próxima terça-feira (2). A previsão é que ele entregue 448 unidades habitacionais dos residenciais Vila Brasil I e II, no Joana Bezerra, bairro da área central da cidade.
As unidades são destinadas a famílias da Comunidade do Papelão. A informação foi confirmada pelo presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, e pela senadora Teresa Leitão. Esta é a terceira visita do presidente a Pernambuco este ano. Lula tem reforçado a presença nos Estados do Nordeste.
Semana passada visitou o Ceará, o Piauí e o Maranhão. Em Fotaleza, capital cearense, convocou os governadores dos Estados do Nordeste para um jantar. Apenas o gestor de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não compareceu. A conversa durou aproximadamente duas horas e meia.
Leia Também
• Ao lado de João e Raquel, Lula anuncia investimentos para a Refinaria Abreu e Lima
• Lula participa da inauguração da Estação Elevatória em Arcoverde; veja como foi
• Presidente Lula, em inauguração de fábrica na Hemobrás: "A gente colhe aquilo que a gente planta"
Lula chega ainda sem uma definição do PT do Recife sobre quem indicar para vice do prefeito João Campos (PSB). Na reunião de quarta-feira à noite, os integrantes do Diretório Municipal não chegaram a um acordo. A proposta era deixar apenas um dos dois nomes: o deputado Carlos Veras ou o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales.
A expectativa é de que o chefe do Executivo federal se encontre com o prefeito do Recife, no dia seguinte. A outra opção é que o encontro aconteça em Brasília. As agendas estão sendo ajustadas.
A última visita do presidente a Pernambuco foi em abril deste ano, quando teve uma agenda bem movimentada, tanto de entregas quanto política. Inaugurou em Arcoverde, no Sertão, a Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca e do trecho Belo Jardim – Caruaru da Adutora do Agreste.
No mesmo dia o presidente visitou a Fábrica de Medicamentos da Hemobrás. em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, e inaugurou a Fábrica de Medicamentos Hemo-8r - Fator VIII Recombinante, da Hemobrás.
À noite, no Recife, sancionou o Projeto de Lei nº 9474/2018, instituindo o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura. O evento aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.
Em janeiro, o presidente Lula visitou Pernambuco para anunciar a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, cidade do Litoral Sul do Estado. Também participou da assinatura do Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos na Região Metropolitana do Recife.
O termo foi assinado pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, pela governadora Raquel Lyra (PSB) e pelo comandante do Exército, general Tomas Paiva.
Moradia
O investimento nos habitacionais foi da ordem de R$ 38,6 milhões, recursos do Governo Federal e da Prefeitura do Recife. A Secretaria de Habitação e a União ficaram responsáveis pela obra, que começou em 2009.
Cada apartamento tem 44,5 metros quadrados: sala, cozinha, área de serviço, dois quartos e banheiro. O Vila Brasil I terá também uma quadra poliesportiva. O sorteio das casas aconteceu em abril e priorizou Idosos e pessoas com deficiência, contemplados com imóveis nos andares inferiores. Cerca 2 mil pessoas estão contempladas.
"São famílias que moravam na Comunidade do Papelão há 30, 40 anos. E quando se fala em Papelão, é papelão literalmente. A grande fonte de renda é a reciclagem. Famílias que viviam embaixo de uma linha de alta tensão", pontuou o secretário-executivo de Habitação do Recife, Felipe Cury, durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7, em abril deste ano.