Logo Folha de Pernambuco

Presidente Lula visita Pernambuco e reforça três palanques para 2026

Chefe do Executivo anuncia investimentos na saúde, na educação

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Ricardo Stuckert/PR

Se a proposta é não deixar que a ultradireita avance no Brasil, como o presidente da República já anunciou, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está agindo. Chega a Pernambuco pela terceira vez este ano, vindo da Bahia.

Por aqui, trabalha para montar até três palanques ao Governo do Estado em 2026. Tem agenda para contemplar o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Sabe que está praticamente descartada a possibilidade de o chefe do Executivo municipal indicar um petista na chapa à reeleição. Mas já avisou que o PT apoia João Campos, cuja popularidade está em alta, segundo as últimas pesquisas. João Campos também se articula de olho em 2026.

Juntos, eles entregam, às 15h30, 448 unidades habitacionais dos Conjuntos Vila Brasil I e Vila Brasil II que começaram a ser construídos há 15 anos. Lula ainda anuncia um novo câmpus do IFPE no Centro do Recife, no prédio onde funcionaram os cinemas Trianon e Art-Palácio, recém-desapropriados pela prefeitura. 

O segundo palanque seria com a governadora Raquel Lyra. Em um processo considerado natural, ela deve tentar a reeleição. E, embora nunca tenha revelado em quem votou para presidente da República em 2022, vem sendo tratada a pão de ló. As entregas de hoje foram ampliadas.

Além de um IFPE em Sertânia; assinatura da indenização para os donos de apartamentos condenados em prédios-caixão; e repasse de verbas para Suape, haverá anúncio de duas maternidades, uma em Ouricuri, no Sertão, e a outra em Garanhuns, no Agreste. 

Talvez dois palanques não bastem. Fontes do PSB e do PT não descartam uma chapa encabeçada por petista. Tudo vai depender do resultado das eleições municipais. E das costuras para as duas vagas no Senado. Como dizem alguns, 2026 parece distante. Mas nem tanto.

Mais perto do PSD
A decisão da governadora Raquel Lyra de colocar o professor e pesquisador Alexandre Schneider como secretário de Educação, no lugar de Ivaneide Dantas, afasta qualquer resquício do PL no primeiro escalão do Governo.Ivaneide foi secretária do então prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, presidente estadual do PL. Schneider é ligado ao PSD de Gilberto Kassab e André de Paula, base do presidente Lula.

Disposição
Em entrevista à Rádio Folha, o vereador e pré-candidato a prefeito de Olinda Vinicius Castello (PT) disse saber do desafio de enfrentar as máquinas municipal e estadual. Aposta na rejeição à gestão do professor Lupércio Nascimento para vencer as eleições contra a ex-secretária Mirella Almeida (PSD). 

Compaz
Após a inauguração do Compaz Leda Alves, no Pina, o secretário de Segurança Cidadã, Gabriel Cavalcante, aposta em mais uma unidade na Várzea e outra no Totó, no Centro Bidu Krause. Estruturas semelhantes e de menor porte devem ser espalhadas por outras comunidades. Mas só na próxima gestão.

Veja também

Newsletter