Prestígio e força política do presidente da Alepe
Deputado Álvaro Porto estreita relação com o PSB de João Campos e o Republicanos do ministro Silvio Costa Filho
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), demonstrou prestígio e força política ao reunir, ontem, 13 deputados estaduais e um federal, entre eles quatro integrantes do Partido Socialista Brasileiro, legenda da qual foi adversário durante longos anos. Paralelamente à aproximação maior com o PSB, vem estreitando laços com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Republicanos, primeiro partido a oficializar apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Em um almoço na sua casa, no município de Canhotinho, Agreste pernambucano, juntou o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, e os também deputados estaduais peessebistas Diogo Moraes, Rodrigo Farias e Simone Santana. O deputado federal Pedro Campos, irmão do prefeito João Campos, também marcou presença.
O encontro aconteceu pouco antes de a mulher do presidente da Casa de Joaquim Nabuco e prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, filiar-se ao Republicanos, em um evento que começou no início da noite na antiga Fábrica Mucuri, no Centro da cidade. O sobrinho de Álvaro Felipe Porto, que já foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos, também se filiou ao partido.
“Estou nessa missão”, disse Pedro Campos, que estava no almoço, mas não participou do ato de filiação porque tinha agenda no Recife ainda na tarde deste domingo.
Questionado sobre um possível apoio à reeleição de João Campos, o deputado Álvaro Porto declarou que articulações estão sendo construídas e a hora é de espera. “Quem tem tempo não tem pressa", disse.
O presidente da Alepe tem em seu grupo político nove dos onze vereadores que hoje integram a Câmara de Canhotinho. São parlamentares que hoje estão no PSC e no União Brasil. Parte irá para o Republicanos. A outra está sendo articulada.
Além de prefeitos e líderes da região, estiveram no almoço os deputados estaduais Joãozinho Tenório (PRD), vice-líder do Governo Raquel Lyra; Joel da Harpa (PL), Mário Ricardo (Republicanos), Cleiton Collins e Henrique Queiroz Filho ambos do PP, Gustavo Gouveia (Solidariedade) e João de Nadegi (PV), nomes próximos à governadora. João Paulo Costa (PCdoB), irmão do ministro Silvio Costa Filho, e o petista João Paulo Lima e Silva, também levaram seu abraço ao presidente da Alepe.
Há meses, o deputado Álvaro Porto trava uma queda de braço com a governadora. Embora sejam correligionários, a relação, como ele mesmo coloca, tem sido apenas institucional.
MINISTRO EM ALTA
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que no próximo mês o ministro dos Transportes, Renan Filho, vem a Pernambuco para a retomada do projeto de construção da Ferrovia Transnordestina no trecho entre o muncípio de Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Litoral Sul. O valor total estimado para a conclusão do ramal é de R$ 4 bilhões. Segundo o ministro, o presidente Lula da Silva também pode vir ao Estado em abril para oficializar as obras de duplicação da BR-423, entre os municípios de Lajedo e São Caetano, no Agreste.
REPUBLICANOS 1
O presidente do Republicanos em Pernambuco, Samuel Andrade, acompanhou a agenda do ministro Silvio Costa Filho. Ainda no Agreste filiou o prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas, e em Terezinha, Arnóbio Gomes, pré-candidato à sucessão do prefeito Matheus Martins.
REPUBLICANOS 2
Amanhã será a vez de Caruaru. O ex-deputado e delegado Erick Lessa passa a compor o Republicanos e deve ser o nome da sigla para disputar a Prefeitura da Capital do Agreste. Quem ainda deve filiar-se ao partido esta semana é o ex-pefeito de Ipojuca Carlos Santana, que também esteve no almoço na casa de Álvaro Porto.
DESEMPENHO
Em um discurso breve e emocionado, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes,que deixou o PSDB e ontem ingressou no Republicanos, agradeceu o apoio e a presença de todos ontem no almoço em sua casa e no ato de filiação, na Antiga Fábrica Mucuri. O vice-prefeito Marco Torres segue com ela na disputa pela reeleição.
PROGRESSISTAS
O Progressistas no Recife faz convenção hoje (11), número do partido. Consolida o nome do deputado federal Lula da Fonte como dirigente da legenda, na capital. A expectativa é saber se o PP ficará ao lado da governadora Raquel Lyra ou do prefeito João Campos nas eleições deste ano. A partir das 18h, na sede do PP, no Pina, Zona Sul da cidade.