PSDB de Pernambuco se organiza para viver um novo ciclo
Executiva nacional do partido já decidiu que legenda ficará sob o comando do deputado Álvaro Porto
É consenso entre os integrantes da executiva nacional do Partido da Social Democracia Brasileira: o comando do PSDB em Pernambuco fica nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto. Não desejam que com a saída da governadora Raquel Lyra da legenda e sua filiação ao Partido Social Democrata, o ninho tucano se torne filial do PSD.
Apostam que o presidente da Casa de Joaquim Nabuco seja o responsável por formar uma chapa proporcional competitiva para 2026. A meta é dobrar o número de deputados estaduais, de três para seis, e conquistar representação na Câmara Federal, com três federais.
Na última eleição, o PSDB de Pernambuco não fez nenhum. Anunciam Álvaro Porto como o responsável pelo novo ciclo do PSDB em Pernambuco. Será dele a presidência da federação caso o partido se una ao Podemos. Se a junção for com o Republicanos, o comando será compartilhado com o ministro Silvio Costa Filho.
A ideia é que ele deixe o cargo espontaneamente. Lembram que a cada dez processos de intervenção, nos 35 anos do partido, foram vitoriosos em todos. Também devem conversar com a mais recente filiada, a vice-governadora Priscila Krause. Na próxima segunda-feira, o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo, vai reunir-se com o presidente no Estado, Fred Loyo.
Possíveis ranhuras só mesmo com Raquel Lyra. Consideram que ela ignorou um investimento de nove anos, em três eleições majoritárias, e deveria ter aguardado um pouco mais. Mas pretendem afastar qualquer tipo de mágoa. E viver um novo ciclo.
Dia histórico
O maior acordo da história do Recife, segundo o prefeito João Campos (PSB), foi assinado em Brasília. Advocacia-Geral da União e Ministério da Educação garantiram R$ 900 milhões para a educação, em três parcelas (2026 a 2028). Sete mil crianças terão ensino integral. O presidente Lula acompanhou: “Se não tiver investimento em educação, a gente não dá o salto de qualidade de que o Brasil precisa”, disse.
Sem arestas
Com o deputado Kaio Maniçoba (PP) na Secretaria de Turismo, a suplente Roberta Arraes volta à Alepe. Retorna no momento em que sua adversária Socorro Pimentel (UB) é a líder do Governo. “Os interesses de Pernambuco estão acima de divergências municipais”, afirma Roberta Arraes, que também tem base no Sertão do Araripe.
Dose dupla
O Avante até tentou ficar na base do prefeito João Campos. Mas o gestor não tinha mais a oferecer além da presidência do Procon. No Governo de Raquel Lyra terá a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo e a administração de Noronha.
Energia
Especialista em planejamento energético, o senador Fernando Dueire (MDB) tomou posse em Brasília como vice-presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia. O colegiado se reúne na próxima semana para definir a pauta prioritária do ano.