Logo Folha de Pernambuco

PSDB sinaliza que governadora poderá voar sem precisar sair do ninho tucano

Partido deve propor que gestores não acumulem o executivo e a rearrumação da legenda

Raquel Lyra e Eduardo Leite - Foto: Site do PSDB

O Partido da Social Democracia Brasileira quer reviver tempos áureos, não tão distantes, quando elegeu e reelegeu Fernando Henrique Cardoso para a Presidência da República (1995 a 2003). A Executiva Nacional, em reunião na segunda-feira à noite, estabeleceu o verbo crescer como principal diretriz.

Com esse propósito um item deve entrar em breve na pauta de discussão: gestores não deverão mais acumular a administração de prefeituras e governos e a rearrumação do partido.

Nos bastidores, esse é um dos pontos que a governadora Raquel Lyra, vice-presidente nacional e presidente estadual do PSDB, pode aproveitar para não ter de reerguer a legenda, ao mesmo tempo em que governa Pernambuco.

Por enquanto - comenta-se - ela não pensa em sair dos quadros tucanos, como se ventilou quando o PSD do ministro André de Paula passou a compor a base do Governo estadual  Mas seria uma oportunidade de desvincular-se do presidente nacional, o governador do Rio Grande do Sul. Eduardo Leite.

Os dois andaram se estranhando e hoje mantêm relação extremamente republicana, muito aquém do que a sigla necessita para atingir sua meta. O desafio de dar novo ritmo e avançar na conquista de mais espaço começa pelas eleições municipais do próximo ano.

O partido pretende lançar candidatura própria nos municípios com mais de cem mil eleitores. Em Pernambuco são nove, de acordo o Tribunal Regional Eleitoral no último pleito.

Também sugere coligações nas cinco cidades com maior eleitorado em cada unidade federativa. Em 2020, o PSDB conquistou cinco prefeituras no Estado:  Lagoa do Carro, Ouricuri, São Joaquim do Monte, Vertentes e Caruaru, a maior delas e para a qual a atual governadora foi reeleita.

Dois anos depois, apesar de ter chegado ao Palácio do Campo das Princesas, encabeçando a chapa, o partido em Pernambuco elegeu apenas três deputados estaduais: Álvaro Porto, Débora Almeida e Izaías Régis. Não fez nenhum federal.

Em linhas gerais, os tucanos desejam ainda incentivar a participação das minorias para dar mais espaço à diversidade, inclusão e representatividade.

 

Dúvidas e disponibilidade para 2024
O discurso do deputado João Paulo (PT), ontem na Alepe, deixou o meio político de orelha em pé. Alegou não haver definição se nas eleições do Recife a aliança será com o prefeito João Campos ou com a governadora Raquel Lyra. Lembrou a aproximação dela com o Governo Lula e registrou não ser possível desconsiderar a força que ela terá na capital e na RMR. Aproveitou para lembrar várias de suas ações quando prefeito.

VANTAGEM > Sorteio na Comissão de Finanças deu ao deputado Izaías Régis a relatoria dos vetos do Executivo à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Rodrigo Farias e Socorro Pimentel eram os outros nomes. Na CCLJ a missão é de Débora Almeida. Também da base de Raquel Lyra.

BENEFICENTE > A Santa Casa de Misericórdia, ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, celebra 165 anos com sessão solene na Alepe. Hoje, às 18h, no Auditório Sérgio Guerra. A proposição é da deputada estadual, Debora Almeida (PSDB).

Veja também

Morre John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro de Tony Blair
Reino Unido

Morre John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro de Tony Blair

Reféns de assalto são resgatados após bandidos trocarem tiros com policiais em São Lourenço da Mata
GRANDE RECIFE

Reféns de assalto são resgatados após bandidos trocarem tiros com policiais em São Lourenço da Mata

Newsletter