Raquel Lyra: a principal cabo eleitoral dela mesma em Caruaru

Governadora reforça presença na cidade após pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE mostrar eleição acirrada

Governadora Raquel Lyra visita obras do Hospital da Mulher do Agreste. Unidade terá capacidade para 700 partos por mês - Foto: Miva Filho / Divulgação

A agenda da governadora Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru ontem e a programação prevista para domingo (25) na cidade sinalizam a disposição da gestora de não perder a força política na Capital do Agreste.

Desde que deixou a prefeitura para a qual foi eleita duas vezes e decidiu disputar o Governo do Estado, vem administrando a relação com o ex-vice e atual prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB).

Esta semana o quadro político na cidade virou ponto nevrálgico, quando a pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE apontou a possibilidade de 2º turno com um quadro acirrado entre Pinheiro e José Queiroz.

O ex-prefeito e ex-deputado por quatro vezes, em cada função, tem o apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversário político e provável candidato da Frente Popular ao Palácio das Princesas em 2026. Na intenção de voto da pesquisa estimulada, o atual prefeito aparece com 35% e Queiroz surge com 34%.

Não à toa a chefe do Executivo pegou a estrada logo cedo. Participou da inauguração da unidade do Mix Mateus e vistoriou obras da Adutora do Agreste e do Hospital da Mulher, proposto por outros gestores há mais de dez anos, promessa de sua campanha em 2022 e que deve ser entregue à população ainda este ano. O prefeito-candidato esteve em todas as agendas.

A visita serviu para sinalizar ao correligionário que a candidatura dele está atrelada à performance dela na cidade gerida por ela durante seis anos. Amanhã (25) ela volta. Estará, à tarde, na primeira carreata da campanha de 2024. Muito mais por ela mesma que pelo atual gestor. Uma vitória dele representa uma vitória ainda maior para ela e renova o fôlego para uma possível disputa pela reeleição  em 2026.

De mãos dadas com o PT
A candidata à Prefeitura do Recife pelo PSOL, deputada Dani Portela, admitiu estar atraindo para seu palanque os petistas insatisfeitos com a candidatura do prefeito João Campos (PSB) à reeleição. O PT não conseguiu a vaga que pleiteava para vice. "Esse movimento acontece naturalmente. Não apenas de filiados ao PT, mas de pessoas que votam com esse partido e se identificam com as nossas pautas, em defesa do presidente Lula", declarou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Cabelo em ovo
Dani Portela lamentou a declaração do prefeito de que a oposição está "procurando cabelo em ovo" ao apontar problemas na rede de ensino ou na estrutura das creches. Para ela, só quem não conhece a realidade das mulheres e mães pode considerar a situação um problema pontual. 

Tratamento
Na próxima semana a ex-secretária Mariana Melo (PSDB), candidata a vice na chapa de Daniel Coelho (PSD) à Prefeitura do Recife, volta às ruas para fazer campanha. Ela está se recuperando de uma broncopneumonia. 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAL DE CONVOCACAO - HOTEL MOURA DUBEUX S.A

EDITAL DE CONVOCACAO - HOTEL MOURA DUBEUX S.A

Newsletter