Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra acelera agendas e amanhã estará com o presidente Lula em Brasília

Governadora participa do lançamento do PAC Mobilidade e do PAC Macrodrenagem

overnadora Raquel Lyra entregou 617 títulos de propriedade a moradores de Salgueiro - Foto: Miva Filho / Secom

Na mesma semana em que o Partido dos Trabalhadores se sente alijado do governo João Campos (PSB), que oficialmente anunciou o nome do ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB) para vice, o governo de Raquel Lyra (PSDB) tem pelo menos três agendas com líderes petistas.

Amanhã pela manhã a governadora estará em Brasília. Participa, ao lado do presidente Lula (PT), do lançamento do PAC Mobilidade e do PAC Macrodrenagem. A Casa Civil do Governo Federal não informou ainda os Estados que serão contemplados. Nem o montante de recursos a ser liberado. Mas Pernambuco terá mais verbas da União.

Coincidência ou não, na sexta passada, quando já se sabia do anúncio do vice, o senador Humberto Costa (PT) esteve no Palácio das Princesas para acordos com mutuários dos prédios-caixão, pauta que tem deixado os dois cada vez mais próximos.

Na terça, em Caruaru, foi o secretário de Educação do Estado, Alexandre Schneider, quem transitou com familiaridade entre líderes do MST, do presidente do PT, deputado Doriel Barros, e do senador Humberto, no lançamento do Pacto Nacional de Erradicação do Analfabetismo.

Nos últimos dias, a gestora dinamizou as agendas administrativas e políticas. De entregas e inaugurações a assinaturas de ordem de serviços. De convenções partidárias a participação no Festival Pernambuco Meu País. Pela manhã no Recife. À tarde no Agreste. Ou no Sertão, como ontem.

Empossou nove procuradores, aprovados no 6º concurso público para a Procuradoria-Geral, e do Palácio seguiu para Salgueiro. Pouco mais de 500 quilômetros separaram a posse da entrega de 617 títulos de propriedade e da autorização para recuperar o aeroporto da cidade sertaneja. Nos próximos dias tem mais.

Cobrança de punição
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o grupo de mulheres do partido determinaram que a direção da legenda em Pernambuco "tome providências imediatas e incisivas" em relação ao ex-prefeito de Água Preta Noé Magalhães. Ele é acusado de violência política de gênero contra a militante Julieta Pontual, mãe do pré-candidato a prefeito João Fernando Coutinho (Solidariedade). O PSB no Estado não se posicionou.

Mulher
Ex-secretária da Mulher do Estado e cotada para vice do pré-candidato à Prefeitura do Recife Daniel Coelho (PSD), Mariana Melo assume hoje a presidência do diretório estadual do PSDB Mulher. Solenidade será às 18h, na sede do partido, no Derby.

Em ação
O advogado eleitoralista Delmiro Campos será o coordenador jurídico de Daniel Coelho (PSD). Nem bem assumiu e já solicitou impugnação de pesquisa. Aponta ausência da origem de recursos e irregularidades no nível econômico dos entrevistados.

Convenção
Candidato a prefeito do Recife pelo Partido Novo, o advogado Técio Teles sabe o desafio que será enfrentar nas urnas um prefeito com alta aprovação. "Isso é coragem. Não sou candidato criado em laboratório. Nossa candidatura tem respaldo popular."

 

Veja também

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão
Peru

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico
EUA

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico

Newsletter