Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra deve entregar o Detran ao PP ainda esta semana e fazer mais mudanças no Governo

Exonerações aconteceram também no Prorural e na Jucepe e outros setores serão atingidos

Governadora Raquel Lyra ladeada pelos líderes do PP em Pernambuco, deputados Lula e Eduardo da Fonte - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

O Detran estará nas mãos do Partido Progressistas ainda esta semana. Se tudo ocorrer conforme o combinado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deve anunciar até amanhã  o nome já indicado pela legenda.

A gestora pediu uma pessoa com perfil técnico e pulso firme para comandar o órgão que tem a terceira maior arrecadação do Estado, perdendo apenas para a Secretaria da Fazenda e a Copergás. O Detran, que tem 24 unidades, as chamadas Ciretrans, espalhadas por todas as regiões, dispõe para este ano de um orçamento de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Com a decisão, a governadora atesta que não deixará no Governo quem trabalha na contramão. Desde o início da administração, no ano passado, entregou o Detran ao presidente do PL em Pernambuco, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira. E o Prorural ao deputado federal Coronel Meira.

Mas a bancada do partido na Assembleia se posicionou contrária ao projeto apresentado pelo Executivo, propondo o fim das faixas salariais na Polícia Militar. Foi o fio de que precisava para afastar os bolsonaristas da sua gestão. E fortalecer o PP que tem o dobro de deputados e fidelidade à gestão.

As alterações não param por aí. A governadora também tirou do caminho o presidente da Junta Comercial, Gabriel Cavalcante, nome ligado ao presidente estadual do MDB, Raul Henry. O partido reforçou, em março, apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Exonerou ainda o gerente administrativo da Jucepe, Carlos Alberto de Moura Sales.

A expectativa agora é se vai manter a secretária de Desenvolvimento Profissional, Amanda Aires. Ela não é ligada ao MDB, mas seu nome foi uma sugestão de Henry. Mais mudanças virão.

AUTONOMIA DA FEDERAÇÃO
A porta-voz da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Heloísa Helena, esteve no Recife na noite da última terça-feira. Veio apenas para ratificar que a escolha do diretório estadual para a Prefeitura do Recife é soberana. Os deputados Túlio Gadêlha (Rede) e Dani Portela (PSOL) disputam a indicação da federação PSOL-Rede. A vaga será definida amanhã à tarde. À noite os pré-candidatos às eleições deste ano na capital serão apresentados .

ANJOS
O Estado indicou a enfermeira Maria Eduarda Lins para coordenar o Núcleo de Apoio às Famílias das Crianças com Microcefalia. Para a União de Mães de Anjos a escolha não muda nada na vida das crianças. A expectativa é de que a segunda cirurgia marcada para hoje, no Otávio de Freitas, aconteça.

VISTORIA
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o prefeito do Recife, João Campos, visitam hoje as obras do Hospital da Criança, no Caçote, Zona Oeste. Os serviços começaram em janeiro e devem terminar este ano. São R$ 116 milhões do Ministério da Saúde e da prefeitura . A unidade vai realizar mais de 8 mil procedimentos por mês.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
IMPOSTO DE RENDA

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Newsletter