Logo Folha de Pernambuco

Reeleição anulada na Assembleia Legislativa alimenta cobiça pela primeira secretaria

Presidência deve continuar com Álvaro Porto e deputados já articulam outros cargos na Mesa Diretora

Plenário Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Roberto Soares / Alepe

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a reeleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco mobilizou parlamentares a articularem a composição dos cargos. A presidência deve continuar nas mãos do deputado Álvaro Porto (PSDB).

Ele tem apoio da maioria na Casa. É reconhecido por estabelecer a harmonia entre os pares, garantir a autonomia do Legislativo e manter boa relação com os demais Poderes. Nos últimos meses aparou arestas com o Executivo estadual, após embates até o primeiro semestre deste ano. 

O deputado Antônio Moraes (PP), que preside a Comissão de Legislação e Justiça, colocou-se à disposição da governadora Raquel Lyra (PSDB) como opção para o cargo. Mas essa possibilidade está descartada. Os mais próximos à gestora alegam que ela vive um bom momento com o Legislativo e não está disposta a novos confrontos. 

O alvo da disputa agora será a primeira secretaria. Sem a mesma boa relação mantida pelo presidente, e depois de uma postura considerada agressiva nas últimas eleições, o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade) não deve continuar no cargo se depender da maioria dos parlamentares. 

Na segunda-feira, quando anular a reeleição ainda era uma probabilidade e o Partido Progressistas fez um balanço das municipais, o assunto já entrou em pauta.. Oficialmente o PP tem oito deputados, mas outros três atuam em conjunto (dois do PSB e um do União Brasil) . Quer mais espaço diante desse cenário.

Pelo regimento da Casa a nova eleição para a Mesa Diretora deve acontecer de 1º de dezembro a 1º de fevereiro de 2025. 

Em busca do voto conservador
A vereadora eleita Eugênia Lima (PT), mulher com a maior votação na história de Olinda (7.110 votos), afirmou que uma das metas no 2º turno tem sido conquistar os conservadores. A ideia é conseguir votos da ex-candidata Izabel Urquiza (PL), terceira colocada no primeiro turno e que decidiu pela neutralidade. "Líderes que estavam com ela já estão com Vinicius (Castello, PT). O desafio é grande", afirmou à Rádio Folha FM 96,7.

Movimentação
O ministro da Pesca, André de Paula (PSD), participou ontem, em São Paulo, da abertura da Seafood Latin América, sobre intercâmbio comercial do pescado. Amanhã chega a Pernambuco e fica em Olinda até domingo. Vai reforçar a campanha de Mirella Almeida (PSD) a prefeita e diz estar otimista. "Vamos ganhar."  

Rodovias
A governadora Raquel Lyra lança hoje o PE na Estrada, programa de infraestrutura viária para Pernambuco. Serão mais de R$ 5 bilhões para implantação, restauração e conservação de rodovias em todo o Estado. Às 10h, no Palácio das Princesas.

A Divina Comédia
O deputado Antônio Moraes (PP), que hoje participa do lançamento do PE na Estrada, traçou a evolução do Governo Raquel Lyra (PSDB): "O primeiro ano foi o inferno. Estamos agora no purgatório. Os próximos serão o céu". Pareceu até a obra do escritor Dante Alighieri.

Veja também

Newsletter