Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Relação de reciprocidade entre a governadora Raquel Lyra e o PP de Eduardo e Lula da Fonte

Legenda fiel ao Governo, o Progressistas terá outros órgãos, além da Secretaria de Turismo

Deputado Lula da Fonte (PP), governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado e presidente do PP no Estado, Eduardo da FonteDeputado Lula da Fonte (PP), governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado e presidente do PP no Estado, Eduardo da Fonte - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

A fidelidade do Partido Progressistas à governadora Raquel Lyra (PSD) começa a ter o mesmo nível de reciprocidade. Além da Secretaria de Turismo e Lazer, que será comandada pelo deputado estadual Kaio Maniçoba, o PP vai administrar a Arena de Pernambuco e o Porto do Recife, vinculados à pasta.

Com a saída de Kaio Maniçoba, a ex-deputada Roberta Arraes retorna à Casa. Asecretaria já estava nas mãos do PP. O presidente do partido no Estado, deputado Eduardo da Fonte, havia indicado para o cargo o ex-superintendente da Caixa Econômica Paulo Nery, amigo de décadas. Agora, Nery vai responder pelo Porto do Recife, no lugar de Delmiro Gouveia.

A ex-vereadora Michelle Collins, que não disputou a reeleição na Câmara do Recife, abrindo espaço para o filho, Alef Collins, vai ser a diretora-presidente da Arena de Pernambuco.

Ficará no lugar de Marcos Nunes Costa, para transformar o espaço em um centro de inclusão de crianças com síndrome de Down, autismo, microcefalia, aproveitando a estrutura existente, sem atrapalhar os jogos.

Na Empetur, também ligada à pasta, o PP pretende manter Eduardo Loyo, filho de Fred Loyo, homem da confiança da governadora e com quem Eduardo da Fonte mantém boa relação.

Desde o início do Governo, a bancada do PP na Assembleia Legislativa nunca titubeou na hora de aprovar projetos enviados pelo Executivo estadual. São oito parlamentares, e a legenda arregimentou mais três (dois eleitos pelo PSB e um, pelo União Brasil).

Nada de posse coletiva
Os partidos terão brilho próprio na próxima segunda. Cada novo integrante do Governo ganhou horário exclusivo para posse. O Avante às 9h, com Emanuel Fernandes, o Manuca, para Trabalho e Empreendedorismo. O Podemos às 11h, com Miguel Duque, para o IPA. O Progressistas, às 16h30, com Kaio Maniçoba, para Turismo. A governadora em exercício Priscila Krause vai comandar as solenidades no Palácio das Princesas.

Priscila, Raquel e o PSDB
Recém-filiada ao PSDB, Priscila Krause é a estrela das inserções do partido na TV, na noite de ontem. Mesmo com Raquel Lyra o PSD, a gestão foi o destaque: “Fazer parte do time de Raquel Lyra, primeira mulher a governar Pernambuco, é viver um momento histórico”, disse. Mais um motivo para a executiva nacional do PSDB querer o controle da sigla no Estado.

As contas de Humberto
O presidente interino do PT nacional, senador Humberto Costa, deve reunir o Grupo de Trabalho Eleitoral na próxima semana. E começar um diagnóstico de cada Estado, para conversar com o presidente Lula e com os partidos. Antes, já fez contas. Viu que desde 1985, em 20 eleições, o PT esteve com o PSB em oito. Dessas oito, em duas o PSB apoiava o PT: a reeleição de João Paulo e a eleição de João da Costa. 

Veja também

Newsletter