Logo Folha de Pernambuco

Roteiro do ex-presidente Bolsonaro incluiu contatos com outros segmentos religiosos

Em 2018, liberal foi eleito com maioria de evangélicos. No Recife visitou igreja católica e sinagoga

Ex-presidente jair Bolsonaro participa de culto em Jaboatão dos Guararapes - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Em dois dias no Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou a celebração de uma missa e visitou a sinagoga, no Recife. Ontem participou de um culto na Igreja Quadrangular, em Jaboatão dos Guararapes.

Casado com uma evangélica, foi eleito em 2018 por uma maioria vinculada a este segmento. Teve entre os evangélicos 69% dos votos contra 31% para Fernando Haddad (PT).

Quando desembarcou em Pernambuco na última quarta-feira afagou os nordestinos, a quem atacou durante sua gestão, e tentou aproximação com os católicos. Segundo o IBGE, eles são maioria na Região Nordeste. Participou da missa na Igreja Conceição dos Militares, no Centro da capital.

O templo, reformado de 2007 a 2021, acabou sendo entregue quando o candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado Neto, seu correligionário, era ministro do Turismo. Por isso, a escolha pela paróquia.

À tarde a visita de 25 minutos à sinagoga, na Rua do Bom Jesus, rendeu ontem nota de repúdio do Coletivo de Judeus e Judias e nota de esclarecimento da Federação Israelita de Pernambuco. "Não assumimos, enquanto instituição, tendência alguma político-partidária", disse o texto, assinado pelo presidente Boris Berenstein.

Mas foi no seu reduto tradicional, onde a acolhida se repetiu. Ao lado de políticos evangélicos, teve direito à voz e discurso de apoio do pastor, o ex-deputado Israel Guerra. Inelegível até 2030, o ex-presidente comemorou ter se livrado de acusações contra ele e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, citando o caso Marielle Franco e o dos móveis do Palácio da Alvorada.

Católico, o prefeito de Jaboatão e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL), seguiu orientação do setor jurídico da campanha e não apareceu no culto.

Acirramento em Floresta
Presidente do PP em Petrolina, o deputado estadual Kaio Maniçoba prevê o crescimento do partido em todo o Estado. Filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PP), registrou também que a união das famílias Ferraz e Novaes, historicamente antagônicas na cidade, não impõe medo ao grupo. “A mentira, para ser verdade precisa começar dentro de casa. Eles sabem fazer isso como poucos. Enquanto eles conclamam um agrupamento familiar, a gente chama o povo”, alfinetou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Vigilância
Das 112 viaturas entregues ontem pelo Governo do Estado, 60 são para a patrulha escolar (30 substituições e 30 reforços) . "É importante porque esses policiais são formados para lidar com a comunidade escolar", destacou o secretário de Educação, Alexandre Schneider.  

Monitoramento
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a situação das escolas não é um ponto que preocupa, mas merece atenção. "Atentados a escolas ano passado revelaram que precisamos monitorar as unidades". Segundo ele, não há uma área prioritária. A ação é para o Estado todo.

Veja também

Newsletter