Logo Folha de Pernambuco

Saúde está entre os possíveis adversários do presidente Lula

Aliados se preocupam também com o ritmo de atividades empreendido pelo chefe do Executivo

Lula se submeteu a cirurgia de emergência na madrugada dessa terça-feira (10) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feita às pressas na madrugada de ontem, acendeu o sinal de alerta, especialmente entre líderes petistas. Não foi diferente em Pernambuco. A situação preocupa, mesmo com os médicos afirmando que a intervenção para retirada de um coágulo no cérebro foi bem-sucedida.

Outro agravante é que o presidente ignora os 79 anos de idade e tem empreendido ritmo intenso de trabalho. Na última segunda não foi diferente. Sentiu dor de cabeça o dia inteiro e não desmarcou nenhuma agenda.

Ontem já havia petistas defendendo a necessidade de pensar em outro nome para a disputa à presidência em 2026. Alegam que Lula não precisa mais fazer esforço para provar nada, e que idade e saúde, inevitavelmente, entrarão no debate eleitoral.

Sem grandes quadros para enfrentar a extrema-direita, existem os que admitem que não só o Brasil, mas o mundo, não estaria preparado para a ausência de Lula nas discussões sobre qualidade de vida e justiça social. Há ainda quem espere o restabelecimento total para traçar um quadro mais concreto.

Otimistas, os deputados Doriel Barros e João Paulo Lima apostam que, em breve, o presidente estará disposto a novos enfrentamentos, em defesa da população. O senador Humberto Costa também. “O que aconteceu foi algo comum e soube que a situação está controlada”, aponta Humberto Costa, que também é médico.

Enfatiza ser urgente rever  o volume de atividades e acredita em ajustes essenciais ao Governo, porque 2025 será decisivo. “Teremos no próximo ano um momento bem melhor.”

Prestação de contas
Amanhã tem Bailanço, uma mistura de balanço do mandato com atividades culturais. A iniciativa é do vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL). O ato será a partir das 18h, no Pátio de São Pedro, Centro, onde ocorreu a primeira edição, em 2017. A proposta é ocupar espaços públicos. No segundo mandato, Ivan Moraes não se candidatou este ano e se despede da Câmara. Mas promete não sair da política.

Compesa
Uma frente parlamentar para acompanhar o processo de concessão da Compesa será instalada segunda (16), na Alepe, às 11h, e presidida pelo deputado Joaquim Lira (PV). Embora ligado ao Governo, promete isenção nas decisões. “Fiz questão de colocar pessoas da maioria dos partidos, da base ou não”, assegurou.

Leque
Ao criar uma Secretaria de Esportes e uma executiva da Causa Animal, o Governo abre espaços para novas forças. Sem citar nomes, a deputada Débora Almeida diz estar na hora de fazer política e contemplar aliados. Ontem a Alepe aprovou o projeto em primeira discussão.

Inclusão
A construção de viaduto ou túnel nas imediações da antiga fábrica da Vitarella, na BR-101 Sul, em Jaboatão, foi incluída no rol de obras viárias anunciadas pela governadora Raquel Lyra. A proposta foi apresentada pelo deputado Gilmar Júnior (PV).

Veja também

Newsletter