Logo Folha de Pernambuco

Sem definir data, governadora afirma que Juntos pela Segurança sai ainda este mês

Raquel Lyra diz que o plano acontece desde abril, quando o Governo Federal enviou a Força Penitenciária para o Estado

Complexo Policial de Goiana, na Mata Norte, inaugurado no dia 30 de outubro - Foto: Miva Filho/dkvulgação

A presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, deputada Dani Portela (PSOL), avisou em vídeo esta semana que está esperando sentada. A deputada e delegada Gleide Ângelo (PSB) não encontrou nada sobre os policiais penais no Plano Plurianual do Estado. Vai pedir reunião com o secretário de Direitos Humanos.

Os deputados Joel da Harpa e Alberto Feitosa, ambos do PL e ligados às forças policiais, têm feito cobranças em plenário. Oposição e  integrantes da base do Governo reclamam da falta de um plano detalhado com as políticas públicas para o setor.

As linhas gerais do Juntos pela Segurança, reveladas no dia 31 de julho, geraram mais ansiedade que satisfação. Críticas ao Pacto pela Vida, da gestão anterior, não faltaram. Porque na reta final o programa havia degringolado. Mas são dez meses de Governo e o novo plano não fica pronto.

Enquanto isso, crescem os casos de homicídio e a sensação de insegurança. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram assassinadas em setembro, 43,68% a mais que no mesmo período do ano passado.

Todas as vezes em que é questionada, a governadora é incisiva. Afirma que o Juntos pela Segurança acontece desde que entregou cem viaturas e sete mil coletes à prova de bala, no dia 4 de julho; ao definir plantão de 24 horas em algumas Delegacias da Mulher ou autorizar concurso público para 3.805 vagas, no início do próximo ano; ao inaugurar um Complexo da Polícia Civil em Goiana, no dia 30.

Na terça, após apresentar aos deputados os eixos do Plano Plurianual e a Lei Orçamentária para 2024, a governadora Raquel Lyra declarou que o plano existe em parceria com o Governo Federal desde abril, quando o Estado recebeu uma Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária. Ela ficaria por 45 dias - até 9 de junho - mas segundo a gestora, permanece em Pernambuco.

"A força penitenciária está no Estado nesse momento. O plano específico do Juntos pela Segurança vai ser lançado nos próximos dias, ainda em novembro. E ele não vai fugir daquilo que a gente vem fazendo: construir coletivamente e garantir o orçamento. Muito do plano está na LOA e no PPA”, sustentou. 

 

Vitória para os estudantes
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1434/2011, que institui o Plano Nacional de Assistência Estudantil. A relatora Alice Portugal acolheu a proposta de Pedro Campos (PSB) e incluiu no texto do PL a possibilidade de a União celebrar convênios com estados e municípios para financiar os programas de assistência para as universidades estaduais e municipais. 

LICENÇA > Os deputados estaduais Antônio Moraes (PP), Henrique Queiroz Filho (PP), Joaquim Lira (PV) e Sileno Guedes (PSB) participam hoje e amanhã das apresentações da Orquestra Criança Cidadã, no Vaticano. A última terá a presença do papa Francisco. A ex-deputada Marília Arraes também está lá.

RENOVA > O ex-vereador Milton Micuíba (União Brasil) se apresenta como o novo na eleição de 2024, em São Lourenço da Mata. Quer encerrar uma tradição de décadas no município, onde as famílias Pereira e Labanca prevalecem. No último pleito, Micuíba ficou em terceiro lugar com 15% dos votos. 

VIRADA > O deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) atuou como comentarista de futebol nas redes sociais. Traçou estratégias para o Botafogo vencer, na quarta. Tinha tudo para dar certo. Mas o Palmeiras virou o jogo: 3 X 4.

Veja também

Newsletter