Logo Folha de Pernambuco

Sem deixar (quase) ninguém para trás, João Campos nomeia aliados para fazer parte da gestão

Nomeações para a Prefeitura do Recife contemplam especialmente os correligionários

Prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

O mote usado na maioria dos discursos da governadora Raquel Lyra (PSDB) - de não deixar nenhum pernambucano para trás - tem sido a prática do prefeito do Recife, João Campos (PSB), para contemplar os aliados, no pós-eleição.

Quando o pleito terminou, e o resultado foi favorável à maioria dos partidos da frente que ajudou a elegê-lo, o gestor deixou claro que, a partir dali, os correligionários seriam prioridade. E começou pelos vereadores. 

Após levar Andreza Romero para o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, abrindo espaço para o primeiro suplente, Chico Kiko, ontem nomeou Aline Mariano como executiva de Saneamento.  Com isso, abrigou os cinco primeiros suplentes do PSB.

Almir Fernando, Eduardo Marques e Joselito Ferreira se tornaram assessores especiais na Câmara do Recife. Policial civil, Almir Fernando espera apenas a cessão do Governo do Estado. Os outros dois já estão vinculados à Casa. 

Sem seguir ordem de votação, porque o critério não é necessariamente esse, também tiveram a nomeação publicada no DO de ontem os suplentes de vereador Josemi Simões, como superintendente administrativo, e Germana Lacerda, como gerente de Planejamento.

Ainda prestigiando o PSB,  Ana Célia Farias, ex-prefeita de Surubim por dois mandatos, assume a Secretaria Executiva de Planejamento e Articulação Social. 

Aliados de outras legendas também acabaram contemplados ontem: os suplentes de vereador Victor André Gomes (PV) e Benjamin da Saúde (Democracia Cristã); e os presidentes do DC, Edmar de Oliveira e Silva, e do Agir, Fábio Bernardino. 

Como João Campos está em recesso, todos os atos foram assinados pelo prefeito em exercício, Victor Marques (PCdoB).

Diálogo com todos os partidos
Primeira mulher a presidir a OAB em Pernambuco, Ingrid Zanella nunca foi filiada a qualquer legenda nem teve ambição político-partidária. Em entrevista à Rádio Folha FM96,7, disse que seu partido é a OAB-PE e sua causa, a advocacia. Há 21 dias no cargo, pretende dialogar com todos os políticos, de todas as siglas, em busca de ajuda e avanços para a categoria.

Suplementar 
PP e PT estarão juntos em Goiana para a eleição que será marcada pelo TRE-PE. Marcílio Régio (PP) e Lícia Maciel (PT) têm apoio do ex-prefeito Eduardo Honório (União), cuja reeleição acabou impugnada. A dupla foi anunciada pelos deputados Eduardo da Fonte e Antônio Moraes, do PP, e pelo senador Humberto Costa (PT).

Municipalistas
A eleição para a diretoria da Amupe será dia 27 de fevereiro. Um mês antes, sai o edital com as regras da disputa. Estão no páreo, o atual presidente, Marcelo Gouveia (Podemos), e o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP). Uma terceira via está em construção.

Abastecimento
Audiência pública discute a concessão da Compesa hoje, em Salgueiro, a partir das 14h. Ontem, em Petrolina, o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, anunciou que o investimento no município será de R$ 1,2 bilhão. Metade nos cinco primeiros anos.

Veja também

Newsletter