Logo Folha de Pernambuco

“Ser prefeito em 1º mandato não me desqualifica a disputar a Amupe”, reage Pedro Ermírio de Freitas

Prefeito eleito de Aliança diz que previdência municipal será discussão prioritária. Quer também mudar estatuto

Como superintendente do BNB em Pernambuco, Pedro Ermírio de Freitas diz ter estreitado laços com prefeitos co - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A eleição para a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) deve acontecer entre fevereiro e março, mas os jogadores já estão em campo  Em processo semelhante ao da mesa diretora da Assembleia Legislativa, o embate principal será entre o Partido Progressistas e o Podemos.

O atual gestor da Amupe, Marcelo Gouveia, prefeito de Paudalho e presidente estadual do Podemos, não estará sozinho. O prefeito eleito de Aliança, Pedro Ermírio de Freitas (PP), entrou no páreo.

Coloca a previdência municipal como discussão prioritária e adiciona a elaboração de projetos. “Pernambuco é o Estado do Nordeste com maior número de institutos de previdência, um problema gravíssimo”, destaca o ex-vice-presidente da Caixa e ex-superintendente do BNB no Estado. “Tenho ouvido muitos prefeitos. E percebo um vácuo grande no papel técnico da Amupe”, relata.

Não se intimida com o argumento de ser prematura a possibilidade de assumir a associação antes de sentir as dores do Executivo. “Conversar com prefeitos não é crime, não é pecado. Sobre experiência, ninguém nasce pronto, é uma curva de aprendizado. Gestão é isso: trazer para perto quem pode complementar suas deficiências. Ser prefeito em primeiro mandato não me desqualifica a disputar”, reage.

E se é para debater sobre mandatos, defende que o estatuto da Amupe seja revisto. Hoje a associação pode ser comandada por ex-gestores. “A ideia é discutir uma reforma desse ponto do estatuto, e isso vai ter que ser consenso, para que a associação seja representada por prefeitos no exercício do mandato”, prospecta.

Marcelo Gouveia foi prefeito duas vezes consecutivas, fez a sucessora, mas estará fora da prefeitura a partir de 2025.

Para reduzir o azedume
Após vetar na íntegra projeto do deputado e aliado Jarbas Filho (MDB), o Governo do Estado criou grupo de trabalho para discutir o acesso dos alunos da rede pública à Universidade de Pernambuco. A proposta era isentar esse público de taxa. A UPE alegou impacto de R$ 2 milhões. O emedebista retrucou em nota: "O impacto financeiro não pode ficar acima do alcance social".

Travas
O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), engrossa a lista dos que vêm enfrentando dificuldades na transição. Já recorreu ao Ministério Público para ter acesso a informações. A prefeita Nicinha de Dinca (PP) não conseguiu reeleger-se.

Sustentável
O vereador e presidente do PV no Recife, Marco Aurélio Filho, será o embaixador em Pernambuco do Instituto Lixo Zero Brasil. Até hoje ele participa, em Salvador (BA),  de encontro nacional que discute pautas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

Rotina
O TSE indeferiu a candidatura do prefeito de Goiana, Eduardo Honório (UB), e o município terá novas eleições. Ontem o gestor não respondeu mensagens nem chamadas. As redes sociais registraram visitas a escolas e obras nos distritos.

Veja também

Newsletter