“Ser prefeito em 1º mandato não me desqualifica a disputar a Amupe”, reage Pedro Ermírio de Freitas
Prefeito eleito de Aliança diz que previdência municipal será discussão prioritária. Quer também mudar estatuto
A eleição para a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) deve acontecer entre fevereiro e março, mas os jogadores já estão em campo Em processo semelhante ao da mesa diretora da Assembleia Legislativa, o embate principal será entre o Partido Progressistas e o Podemos.
O atual gestor da Amupe, Marcelo Gouveia, prefeito de Paudalho e presidente estadual do Podemos, não estará sozinho. O prefeito eleito de Aliança, Pedro Ermírio de Freitas (PP), entrou no páreo.
Coloca a previdência municipal como discussão prioritária e adiciona a elaboração de projetos. “Pernambuco é o Estado do Nordeste com maior número de institutos de previdência, um problema gravíssimo”, destaca o ex-vice-presidente da Caixa e ex-superintendente do BNB no Estado. “Tenho ouvido muitos prefeitos. E percebo um vácuo grande no papel técnico da Amupe”, relata.
Não se intimida com o argumento de ser prematura a possibilidade de assumir a associação antes de sentir as dores do Executivo. “Conversar com prefeitos não é crime, não é pecado. Sobre experiência, ninguém nasce pronto, é uma curva de aprendizado. Gestão é isso: trazer para perto quem pode complementar suas deficiências. Ser prefeito em primeiro mandato não me desqualifica a disputar”, reage.
E se é para debater sobre mandatos, defende que o estatuto da Amupe seja revisto. Hoje a associação pode ser comandada por ex-gestores. “A ideia é discutir uma reforma desse ponto do estatuto, e isso vai ter que ser consenso, para que a associação seja representada por prefeitos no exercício do mandato”, prospecta.
Marcelo Gouveia foi prefeito duas vezes consecutivas, fez a sucessora, mas estará fora da prefeitura a partir de 2025.
Para reduzir o azedume
Após vetar na íntegra projeto do deputado e aliado Jarbas Filho (MDB), o Governo do Estado criou grupo de trabalho para discutir o acesso dos alunos da rede pública à Universidade de Pernambuco. A proposta era isentar esse público de taxa. A UPE alegou impacto de R$ 2 milhões. O emedebista retrucou em nota: "O impacto financeiro não pode ficar acima do alcance social".
Travas
O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), engrossa a lista dos que vêm enfrentando dificuldades na transição. Já recorreu ao Ministério Público para ter acesso a informações. A prefeita Nicinha de Dinca (PP) não conseguiu reeleger-se.
Sustentável
O vereador e presidente do PV no Recife, Marco Aurélio Filho, será o embaixador em Pernambuco do Instituto Lixo Zero Brasil. Até hoje ele participa, em Salvador (BA), de encontro nacional que discute pautas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
Rotina
O TSE indeferiu a candidatura do prefeito de Goiana, Eduardo Honório (UB), e o município terá novas eleições. Ontem o gestor não respondeu mensagens nem chamadas. As redes sociais registraram visitas a escolas e obras nos distritos.