Logo Folha de Pernambuco

Sessões extraordinárias esquentam ritmo da Câmara do Recife para 2024

Casa vota desta terça até sexta incentivos fiscais a prestadora de serviços para aeronaves

Presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romeerinho Jatobá (PSB) - Foto: Arthur Mota//Folha de Pernambuco

Em recesso desde o dia 22 - após 145 audiências e reuniões públicas e 159 encontros das comissões, este ano - a Câmara de Vereadores do Recife se reúne hoje para sessões extraordinárias.

Presencial ou remotamente, os 39 parlamentares vão analisar e votar o Projeto de Lei nº 70/2023, que estabelece benefícios fiscais a prestadores de serviços de manutenção de aeronaves.

A proposta, enviada pelo prefeito João Campos na semana passada, chegou em caráter de urgência. Precisa ser sancionada ainda este ano para entrar em vigor em 2024.

O PL inclui redução da alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza para 2%, isenção do IPTU e isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Com a medida aprovada, o Recife pretende atrair investimentos para o setor e preencher um vácuo no Nordeste. A capital quer ser a primeira da região a tornar-se centro de manutenção de aeronaves.

Por garantia, o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), definiu o período extra até a sexta (29), mas se não houver imprevistos, o prazo se encerra na quinta (28).

"Estivemos empenhados em discutir e fazer o melhor para o Recife. Não é uma parceria de gestão, é uma parceria em torno da cidade", declara o vereador, avaliando a relação da Casa de José Mariano com o Executivo.

"A Câmara votou projetos importantes, deu celeridade. 2023 foi um ano de muito trabalho, muitas conquistas, muitas entregas. Recife está no caminho certo", observa.

Para o ano de eleições, assegura que o ritmo de trabalho não vai mudar. Lembra que a tecnologia ajuda e as reuniões on-lines permitirão que candidatos conciliem a visita às bases com ações parlamentares.

A Câmara terá um orçamento de R$ 238 milhões em 2024. Verba correspondente a 4,5% do valor aprovado para a cidade, e destinada a pagamento da folha de pessoal e manutenção.

 

Inspiração feminina
Primeira senadora por Pernambuco, Teresa Leitão (PT) tem incentivado mulheres a disputarem as eleições e levado novos quadros para a legenda. Em Olinda, a ex-candidata ao Senado pelo PSOL, Eugênia Lima, é o novo nome petista. No Cabo, Nivete Azevedo, coordenadora do Centro das Mulheres, filiou-se a um partido pela 1 ª vez. Em Jaboatão, Maíra Vilar, ex-PV, que foi candidata a prefeita e a deputada federal. Vem mais por aí.

PRIMEIRA INFÂNCIA  > O presidente do Tribunal de Contas, Ranilson Ramos, quer encerrar a gestão com chave de ouro. Pretende visitar uma comunidade e mostrar como vivem crianças de zero a 6 anos. Vai abrir os olhos do Poder Público para que suas propostas não fiquem no papel.

FISCALIZAÇÃO  > Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alepe o deputado Luciano Duque denuncia que o lixão a céu aberto ressuscitou em Serra Talhada. O vereador Vandinho da Saúde já cobrou providências à CPRH e ao TCE.

MORADIAS > Menos de uma semana após inaugurar o Residencial Encanta Moça, no Pina, o prefeito João Campos entrega hoje mais de 200 apartamentos do Habitacional Sérgio Loreto, no Centro do Recife. Uma parceria entre a prefeitura e a União. Investimento de R$ 22,8 milhões.

Veja também

CEO do grupo francês Tereos se posiciona contra acordo entre Mercosul e União Europeia
economia

CEO do grupo francês Tereos se posiciona contra acordo entre Mercosul e União Europeia

Quem vai analisar relatório da Polícia Federal na PGR para preparar denúncia contra Bolsonaro?
golpe

Quem vai analisar relatório da Polícia Federal na PGR para preparar denúncia contra Bolsonaro?

Newsletter