Sobre a poeira dos dias e a alma lavada do prefeito João Campos

Gestor, líder nas pesquisas, fez entrega e inaugurações no último dia permitido pela legislação

Prefeito João Campos (PSB) inaugura o Parque da Tamarineira, Zona Norte do Recife - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Não faltaram agradecimentos, histórias, alegria e emoção. Embalado pelo índice de 75% das intenções de voto, segundo o Instituto Datafolha, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), despediu-se ontem das entregas e inaugurações.

Para quem vai disputar a eleição deste ano, elas estão suspensas de hoje até 6 de outubro. Um João brincalhão e sério fez um dos mais longos discursos. Foram cerca de 40 minutos, após inaugurar parte do Parque da Tamarineira, na Zona Norte. 

Homenageou trabalhadores, registrou a importância da parceria com a Câmara de Vereadores, ressaltou a eficiência do secretariado. Destacou a atuação da ex-secretária Marília Dantas (MDB). Falou dos aperreios que ela deu e que ele devolveu para tirar projetos do papel.

E pela primeira vez, publicamente, sublinhou as ações do ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB). "Ele foi o responsável por tudo que eu pude andar, fazer, trabalhar. Pude ter a tranquilidade de estar na rua e saber que contava com o time coordenado por ele para tocar coisas estratégicas". 

Prestou contas. Teve os olhos marejados ao dizer que várias das suas ações são guiadas pensando em Miguel, irmão mais novo e que tem síndrome de Down. Emocionou também a mãe, Renata, que o acompanhou em pelo menos três agendas ontem.

Mandou recados e falou do seu amor pela política. Resgatou a história de vida permeada pela história do pai, Eduardo Campos, e do bisavô Miguel Arraes, um cearense acolhido no Recife e eleito anos depois pela "poeira" do mesmo Recife.  

A "poeira" eram as gentes dos morros e da periferia. As mesmas que deram chance ao seu pai. As mesmas que hoje reconhecem seu trabalho. Depois do discurso, um banho na fonte interativa do novo parque. Lavou a alma.

Ulysses Pernambucano
Na inauguração da primeira etapa do Parque da Tamarineira, João Campos assegurou que, se depender dele, os serviços de saúde oferecidos no Hospital Ulysses Pernambucano serão mantidos."Hoje o Governo do Estado é inquilino da prefeitura, e da minha parte vai contar com decência, espírito público, para que pacientes e funcionários sejam bem tratados e respeitados" O gestor declarou ser importante dizer isso para evitar boatos de que a prefeitura quer acabar com o hospital. Entidades acompanham as discussões.

Balanço
O prefeito do Recife fez as contas. Desde que assumiu o Palácio Capibaribe, em 1º de janeiro de 2021, até ontem foram 1.287 dias. Nesse período, 1.382 agendas na rua (entre inaugurações, vistorias, escutas) e 5.582 reuniões/compromissos oficiais.

Pré-campanha
Com promessas de tarifa zero no transporte público, fechamento do Centro Pop em Setúbal, Boa Viagem, ataques ao principal adversário, João Campos, e 7% na pesquisa Datafolha, o ex-secretário de Turismo do Estado Daniel Coelho aposta em levar a eleição do Recife para o segundo turno.

Veja também

Proprietários de criptomoedas têm mais probabilidade de ter traços psicopáticos, diz estudo
Psicopatia

Proprietários de criptomoedas têm mais probabilidade de ter traços psicopáticos, diz estudo

Moraes determina suspensão da rede social X no Brasil
REDE SOCIAL

Ministro Alexandre de Moraes determina suspensão da rede social X no Brasil; entenda a situação

Newsletter