Logo Folha de Pernambuco

Tempo de espera para articulações e apoios

Prefeito João Campos não confirma nome para secretaria e deve fazer mais mudanças

Prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebe o apoio oficial do Avante a sua reeleição - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, não admitiu, mas não negou a escolha do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) para a Secretaria de Saneamento. A decisão vem sendo ventilada e ganhou força após registro no Blog do Elielson.

"Diogo é um amigo querido, estivemos juntos em diversas lutas. Na minha primeira caminhada para deputado, tive o apoio da família dele. É muito preparado e pode desempenhar funções em qualquer área. As construções políticas são muito dinâmicas, e ele é um cara que sabe fazer política”, disse o prefeito à noite, após o Avante formalizar apoio a sua reeleição.

Aliados acreditam que o gestor só faça o anúncio após outras articulações. É esperado, por exemplo, que os vereadores licenciados Carlos Muniz (Política Urbana) e Rodrigo Coutinho (Esportes) deixem as secretarias para disputar a reeleição.

Isso representa pastas a serem negociadas com outras siglas. O prefeito, observam, tem tempo. A saída de Diogo Moraes abre  vaga para o vereador Davi Muniz.

Nos últimos dias, João Campos deu passos que sinalizam para 2026, como a nota de apoio do PSB ao pré-candidato a prefeito de Caruaru José Queiroz, PDT,  que entrou recentemente na base do Governo Raquel Lyra. Ontem, o gestor viu o Avante de Sebastião e Waldemar Oliveira, ao seu lado desde o fim do ano passado, oficializar a parceria.

Comenta-se que a governadora sentiu o impacto das movimentações. Esteve dois dias em Brasília e quando voltou o contexto era outro.

“Política é feito nuvem: quando você olha está de um jeito; quando olha mais uma vez,  muda. O que a gente precisa é dialogar sempre para compreender a realidade”, declarou, antes de receber, no Centro de Convenções, 1.572 residentes que vão atuar no Estado.

MAIS ESPAÇO PARA A OPOSIÇÃO
O Republicanos, que tem os deputados William Brigido e Mário Ricardo como aliados da governadora Raquel Lyra, se juntou ao PSB e PSOL, partidos de oposição. A junção, segundo Brígido, atende pedido do ministro Silvio Costa Filho, mas não muda suas posições. Deve alterar a composição das comissões. Comenta-se que o presidente da Casa, Álvaro Porto, deu uma forcinha.

APLAUSOS
Em breve discurso no Centro de Convenções, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) disse o que os residentes queriam ouvir:  “Vamos trabalhar para aumentar o valor da bolsa e garantir o piso da enfermagem”.  Foi ovacionado nos dois momentos.

EFEITO
A mudança de postura do deputado Álvaro Porto (PSDB), dizem, tem uma raiz: as ações do superintendente parlamentar Álvaro Mendonça. Ele chegou à Casa ano passado para ajudar a distensionar a relação entre Executivo e Legislativo.

OLINDA O Progressistas realiza convenção hoje e bota na rua a pré-candidatura do vice-prefeito Márcio Botelho à Prefeitura da Marim dos Caetés. Às 15h, no Dayse Nogueira Recepções, em Casa Caiada.

Veja também

Human Rights Watch acusa Israel de "crime de guerra" por "transferência forçada" em Gaza
Gaza

Human Rights Watch acusa Israel de "crime de guerra" por "transferência forçada" em Gaza

Irã diz que quer esclarecer "dúvidas e ambiguidades" sobre programa nuclear
Irã

Irã diz que quer esclarecer "dúvidas e ambiguidades" sobre programa nuclear

Newsletter