Logo Folha de Pernambuco

Território demarcado por todos os lados, na tentativa de equilibrar forças políticas

Como prometido, PT marca presença em pautas do Governo que têm apoio do Governo Lula. Raquel Lyra ta

Governadora Raquel Lyra abre espaço para a base e para a oposição - Foto: Janaína Pepeu/Divulgação

A decisão da bancada estadual do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa de demarcar território em pautas do Governo do Estado que contem com verba ou qualquer tipo de apoio federal ganhou ontem seu primeiro episódio no Palácio do Campo das Princesas.

Os deputados Doriel Barros, presidente da legenda em Pernambuco, e João Paulo Lima e Silva, além do federal Carlos Veras, participaram da assinatura do financiamento do programa Fomento Rural.

O acordo de cooperação vai permitir investimentos federais na ordem de R$ 33 milhões, para reduzir a pobreza e a fome de 7.302 famílias de agricultores, marisqueiros e quilombolas. O Estado participa com apoio técnico, através do Instituto Agronômico (IPA) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Se o PT quer sua parte nesse latifúndio, a governadora Raquel Lyra também teve sua contrapartida, com dois parlamentares da base de apoio: o estadual Luciano Duque (Solidariedade) e o federal Túlio Gadêlha (Rede).

Nos discursos, dois estaduais (Duque e Doriel) e os dois federais, representando cada força política. "A assinatura de um convênio tão importante se soma a muitas outras ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo com o Governo Federal, sim, para poder garantir que Pernambuco possa crescer sem deixar ninguém para trás", declarou, reconhecendo a importância do presidente Lula.

A secretária nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Lilian dos Santos Rahal, lembrou que o Governo Lula tem cumprido a promessa de ajudar Pernambuco.

Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, Raquel Lyra também sancionou a lei que instituiu o reajuste de 38% ao programa Chapéu de Palha, beneficiando trabalhadores da cana-de-açúcar e da fruticultura.  

A deputada estadual Rosa Amorim (PT) não participou da agenda no Palácio. Esteve no câmpus da UFPE em Caruaru, para inaugurar laboratório, e na Horta Urbana de Santa Tereza, em Olinda, para visita técnica da Frente Parlamentar de Combate à Fome, da qual é presidente.

Em defesa de melhorias no IPA
O deputado Carlos Veras, agricultor familiar, ressaltou a volta do respeito ao setor por parte do Governo Federal. Dirigindo-se à governadora Raquel Lyra, defendeu investimentos no Instituto Agronômico (IPA) e nos profissionais, a fim de que se ofereça assistência técnica adequada. Aproveitou para avisar que a cirurgia do presidente foi um sucesso, ele se recupera bem e em breve estará de volta a Pernambuco.

AGENDA > Na semana em que registrou a importância da governadora Raquel Lyra nas eleições do próximo ano, o deputado João Paulo participou de dois eventos no Palácio no mesmo dia. Na manhã de ontem esteve também na posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural.

CONSULTORIA > A governadora Raquel Lyra tem encontro com representantes da Comunitas hoje em São Paulo. A organização da sociedade civil está de olhos bem abertos, ajudando o Estado a avaliar e adequar os contratos de gestão das Organizações Sociais de Saúde (OS).

RÁDIO FOLHA > Articulações com o deputado federal Clodoaldo Magalhães prometem render bons frutos. O vereador Marco Aurélio Filho, hoje no PRTB, deve mesmo migrar para o Partido Verde. Com fôlego próprio, o parlamentar segue firme em defesa da reeleição do prefeito João Campos.

Veja também

Newsletter