Transição de mandatos na mira do Tribunal de Contas de Pernambuco
Presidente do TCE-PE alerta atuais gestores para omissão de transições. Diz ser irregularidade gravíssima
Dificuldades no processo de transição para prefeitos eleitos em Pernambuco estão no radar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Nos últimos dias, pelo menos dois reclamaram publicamente da falta de informações.
O prefeito eleito de Ipojuca, Carlos Santana (Republicanos), disse à Rádio Folha, que a equipe da prefeita Célia Sales (PP) não tem facilitado as atividades. O mesmo vem acontecendo com a prefeita eleita de Sertânia, Pollyana Abreu (PSDB). Ela recorreu à Justiça para obter dados da gestão de Ângelo Ferreira (PSB) e autorização para acesso a prédios públicos.
“O TCE-PE tem uma atenção especial em relação às transições de mandato. A regra é a máxima transparência. É um dever republicano dos atuais gestores e o direito dos que foram eleitos. Qualquer descumprimento da Lei Complementar Estadual que trata da transição pode ser comunicado ao TCE, que fará a devida apuração e responsabilização”, enfatizou o presidente do Tribunal de Contas, Valdecir Pascoal. Ontem ele reforçou a relevância do assunto durante reunião do pleno.
Uma auditoria especial, segundo o conselheiro Dirceu Rodolfo, será aberta para apurar as representações que têm chegado à Casa de Contas. “Quero dizer que os atuais gestores atentem para isso, porque quem vai chegar poderá representar o tribunal.”
O conselheiro Carlos Neves lembrou que os gestores não podem reclamar da falta de informações A Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) disponibiliza cartilha, existe manual do TCE-PE e curso on-line da Escola de Contas sobre o passo a passo da transição.
Alerta da autora
A lei estadual com regras da transição de mandatos é de 2016, da então deputada Raquel Lyra. Ontem ela advertiu os eleitos. “Se o prefeito não tiver a transição adequada, deve acionar os órgãos de controle para ter acesso às informações. Isso é muito importante para começar o trabalho a partir do primeiro dia de governo”, disse a chefe do Executivo, após lançar programa contra exploração infantil.
Todos pela educação
A governadora Raquel Lyra (PSDB) divide a agenda de hoje com o opositor e prefeito do Recife, João Campos (PSB). Eles participam em Brasília de encontro do Todos pela Educação. O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), também marca presença.
Destino
Um soldado do prefeito João Campos. É assim que o vereador reeleito do Recife Rodrigo Coutinho (Republicanos) se coloca quando o tema é decidir entre vaga na Câmara ou volta ao Executivo. Ex-secretário de Esportes, lembra ter deixado projetos nas prateleiras.
Goiana
O TSE define hoje o destino do prefeito de Goiana, Eduardo Honório. Sua vitória nas urnas, em outubro, está sub judice. O TRE-PE considerou tratar-se de uma 2ª reeleição, o que é proibido. Honório assumiu a prefeitura em 2018, quando o titular Osvaldo Rabelo Filho se afastou por problemas de saúde. Disputou e se elegeu em 2020.