Logo Folha de Pernambuco

Troca no comando das Polícias Civil e Militar gera diversas frentes de debate

Deputados da base e da oposição cobram investimento nos profissionais e não só mudança nas chefias

Entrega de 100 viaturas e sete mil coletes para a PMPE - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A mudança no comando das Polícias Civil e Militar - anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) na segunda à noite  - mobilizou deputados.

Também reacendeu a discussão sobre o fim das faixas salariais na PM e inflamou os ânimos dos civis que, em assembleia marcada antes das alterações, agendaram manifesto para o dia 6  

É uníssono ser impossível haver resultado positivo na segurança com policiais insatisfeitos.

O deputado Romero Albuquerque (União Brasil) cobrou diálogo, investimentos e valorização dos profissionais para tirar o Juntos pela Segurança do papel. “Se era a solução, com essa troca, não há mais desculpas”, disparou.

Segundo o ex-policial Joel da Harpa (PL), a tropa está insatisfeita, mas aposta em uma atitude da governadora. "Ela precisa acabar com as faixas salariais, usando os R$ 115 milhões aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA), sinalizar aumento salarial e reposição inflacionária”, cobra o deputado, base do governo.

A situação ficou mais acirrada quando em entrevista à Rádio Folha, na terça, o deputado federal Luiz Meira (PL) disse ter solicitado a mudança.

"O deputado, aliado da governadora, atribuiu a ele a coragem de pedir que o comando da Polícia Militar e a chefia da Polícia Civil fossem substituídos, e a mudança nesses postos ocorreu. Isso abre um precedente perigoso", reagiu o líder do PSB na Alepe, Sileno Guedes.

Ex-secretário de Segurança Pública, o deputado Antônio Moraes (PP), base do governo, argumentou que o coronel Meira até pode ter pedido, mas as alterações não ocorreram por isso. "O normal seria ter feito a troca quando Patrícia saiu. Vamos ver, e rezar para dar certo", declarou.

A ex-secretária de Defesa Social Carla Patrícia Cunha foi substituída em setembro por Alessandro Carvalho  O coronel Ivanildo Torres agora comanda a PM e o delegado Renato Leite, a Polícia Civil.

Recado ao jovem eleitor
A Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco quer estimular jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título. O deputado  Pedro Campos (PSB) se comprometeu a levar a pauta para Brasília. Vai sugerir ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, campanha que facilite a retirada de RG e 2ª via da certidão de nascimento, essenciais para viabilizar a condição de eleitor.

VIGILANTES > Um novo sistema vai permitir maior controle sobre pagamento de multas e débitos aplicados aos gestores públicos pelo Tribunal de Contas. O serviço está no site do TCE-PE e os gestores precisam estar cadastrados. Dúvidas no 0800 281 7717, ou pelo e-mail [email protected].

MULHERES > A governadora Raquel Lyra está entre as 13 contempladas hoje com a Medalha Heroínas de Tejucupapo, entregue pela OAB-PE. Também será lançada a cartilha "Meu direito não é brincadeira", contra violência ao sexo feminino no Carnaval. Às 15h, na sede da OAB, Centro do Recife.

RETOMADA > O voo direto entre Recife e Madri, pela Air Europa, vai acontecer duas vezes por semana a partir de 21 de junho. O anúncio foi feito pelo secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho. A operação havia sido suspensa em 2019.

Veja também

Trégua no Paquistão após confrontos entre sunitas e xiitas deixarem mais de 80 mortos
MUNDO

Trégua no Paquistão após confrontos entre sunitas e xiitas deixarem mais de 80 mortos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday
BLACK FRIDAY

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Newsletter