Logo Folha de Pernambuco

Um suspiro aliviado com a manutenção dos incentivos fiscais para Pernambuco

Câmara dos Deputados aprova reforma tributária renovando o benefício ao Polo Automotivo até 2032

Deputados pernambucanos: Augusto Coutinho (Republicanos), Mendonça Filho (União Brasil), Renildo Calheiros (PCdoB) e Carlos Veras (PT) - Foto: Reprodução do Instagram

Após um período de negociações intensas e um dia de tensão extrema, a Câmara dos Deputados aprovou a proposta de reforma tributária, mantendo os benefícios fiscais ao Polo Automotivo até 2032. Foram 341 votos a favor, 153 contra e quatro abstenções.

Havia uma disputa de líderes políticos e empresariais do Sul e Sudeste, que discordam do incentivo ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) celebrou a conquista. À tarde, durante a inauguração do Instituto de Genética Forense, ela chegou a interromper a entrevista para acompanhar a votação. Brigou com unhas e dentes para o Estado não perder o incentivo. Fez articulações até os últimos momentos. Já cogitava voltar a Brasília para outra conversa com o presidente Lula, caso a proposta fosse recusada.

"Essa é uma luta que nos exigiu muito trabalho durante todo este ano, para manter 20 mil empregos diretos, mudando a vida de gente da Zona da Mata.” Pela manhã, a governadora havia divulgado uma carta aberta defendendo a manutenção do benefício. Iniciativa corroborada pelos governadores do Nordeste.

Os coordenadores da bancada federal de Pernambuco, deputados Augusto Coutinho e Carlos Veras, também vibraram com o resultado. “Mesmo com muitas forças contra, conseguimos manter o regime de incentivo. É um grande dia para todos os pernambucanos e nordestinos”, ressaltou Coutinho.

Durante as discussões, Veras questionou o porquê do preconceito com o povo nordestino. "Por que tentar tirar as fábricas onde estão localizadas, gerando emprego e renda? Por que ir de encontro ao conteúdo nacional?", indagou.

Nas redes sociais, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, reforçou a importância da aprovação. "A chegada da Fiat Stellantis a Pernambuco foi fruto do esforço do próprio presidente Lula e, na época, do nosso governador, o saudoso Eduardo Campos", registrou.  

A Stellantis, em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, possui 38 fornecedores e gera 60 mil empregos diretos e indiretos. Desde 2017, exportou R$ 736,5 milhões.

 

Vereadores em busca de afago
Da oposição ou da base, vereadores do Recife sentiram falta, na entrevista do prefeito João Campos (PSB), de referência ao trabalho feito pela Câmara Municipal. Alegam que o gestor não teve problema em aprovar nenhum dos projetos. Da autorização para empréstimos à realização de grandes obras. A ciumeira foi maior porque João Campos fez a ponte com a Assembleia Legislativa para resolver a redistribuição do ICMS. Desconfiam que ele já esteja com a cabeça voltada para 2026.

RESOLUÇÃO > Uma semana depois da Conferência Eleitoral, em Brasília, o Diretório Executivo do PT no Recife referendou a aliança com o prefeito João Campos (PSB). E defendeu que a unidade interna será fundamental. Hoje a Executiva estadual se reúne para avaliar a conjuntura.

SEGURANÇA > Na inauguração do Instituto de Genética Forense, ontem, o deputado e ex-secretário Antônio Moraes (PP) confessou ter inveja da estrutura. "Na minha época não tinha nada. Era só no olho (a investigação)." Um laboratório de ponta deve acelerar a resolução de crimes.

FÔLEGO > O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, filia-se hoje ao PT. O evento ocorre, às 9h, no Colégio Virgem Imaculada, no bairro do Janga, em Paulista. Yves Ribeiro vai tentar o oitavo mandato como prefeito.

Veja também

Alta dos Barômetros Econômicos Globais em novembro sinaliza normalização da economia, diz FGV
BARÔMETROS GLOBAIS

Alta dos Barômetros Econômicos Globais em novembro sinaliza normalização da economia, diz FGV

Alocação em despesas da 1ª emissão ESG está em 59,8% e, da 2ª emissão, em 40%, diz Tesouro
RELATÓRIO

Alocação em despesas da 1ª emissão ESG está em 59,8% e, da 2ª emissão, em 40%, diz Tesouro

Newsletter