Logo Folha de Pernambuco

Uma secretaria no Governo do Estado e os próximos passos do Partido Verde

PV não chega inteiro, mas o presidente Clodoaldo Magalhaes acredita que seja uma questão de tempo

Vice-governadora Priscila Krause; secretária Yanne Teles; governadora Raquel Lyra e o deputado federal Clodoaldo Magalhães - Foto: Ricardo Fernandes // Folha de Pernambuco

A posse da advogada Yanne Teles como secretária de Criança e Juventude de Pernambuco, no início da noite de ontem, consolidou a entrada do Partido Verde na base do Governo de Raquel Lyra (PSDB).

O PV chega dividido e levando o que já oferecia à governadora: apoio dos deputados Joaquim Lira e João de Nadegi  O deputado Gilmar Júnior já avisou que não vai seguir a legenda. Vereadores e candidatos no Recife também não.

Para o presidente estadual da sigla, o deputado federal Clodoaldo Magalhães, é uma questão de tempo. “Aos poucos, todo nosso time vai se integrar ao Governo”, apostou, em seu discurso na posse. O parlamentar assegura que em todos os municípios onde tem base eleitoral - do PV ou não - a aproximação com o Governo é vista com bons olhos.

Os seis candidatos a prefeito pela legenda estavam no Palácio ontem. Apenas na capital o rumo foi contrário. Arrisca dizer ser consequência da antecipação do processo eleitoral de 2026, quando se desenha um enfrentamento entre João Campos e Raquel Lyra.

Para a governadora, é natural que não se consiga resolver tudo ao mesmo tempo. Quer trabalho. E deixou nas mãos de Clodoaldo Magalhães a missão de trazer mais gente. "O partido está aqui. Mais que o partido, as pessoas que têm nos ajudado a desenvolver nossas ações, dando força na política, na gestão."

Agora Yanne Teles, a sertaneja de Bodocó, precisa passar mais que os seis meses do antecessor, Ismênio Bezerra, e dar certo na pasta, para sustentar o projeto político de Clodoaldo Magalhães, que hoje afirma pedir votos para João Campos e não saber se o prefeito será candidato em 2026.

"Se eu disser isso, estou dizendo que o povo do Recife não deve votar nele. Vai votar para ele renunciar?"

Dupla jornada
Dizendo-se feliz por estar à frente da Sudene há um ano e dois meses, o superintendente  Danilo Cabral vai participar da campanha política deste ano. Depois de ir a pelo menos 12 convenções, o ex-deputado e ex-candidato ao Governo do Estado, pretende sustentar as bases políticas e as relações que construiu em cidades como Surubim, Carnaíba e Flores. O Recife também está na lista.

Creches
A governadora Raquel Lyra anunciou que 51 creches, em todo o Estado, já foram licitadas. Os envelopes serão abertos ainda este mês. A ideia é que 250 unidades sejam construídas até 2026.

Sobrevivência
Sem constrangimento, o deputado João de Nadegi se reuniu com o prefeito João Campos, na terça, e ontem com a governadora Raquel Lyra, para a posse da secretária Yanne Teles, indicada pelo PV. No Recife, a irmã Flávia de Nadegi é candidata a vereadora.

Rio Tejipió
Com pauta de candidato a prefeito, o deputado João Paulo (PT) encerra hoje as reuniões sobre o Rio Tejipió, às 19h, no bairro do Co-queiral, no Recife. Quer soluções para cerca de 80 mil famílias.

Veja também

Isenção de ICMS para quem emprega reeducandos é inacessível a empresas
Coluna Movimento Econômico

Isenção de ICMS para quem emprega reeducandos é inacessível a empresas

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter