Veja como votou a bancada pernambucana na reforma tributária. Saiba a posição de Fernando Monteiro
Na votação em julho, o parlamentar foi o único a ser contra a proposta que amplia o incentivo fiscal às montadoras
Os 25 deputados que integram a bancada federal pernambucana votaram, por unanimidade, a favor do destaque 19 dentro do projeto de reforma tributária. Ele previa a manutenção dos incentivos fiscais ao Polo Automotivo até 2032. Uma conquista considerada histórica para Pernambuco, para o Nordeste e para as regiões Norte e Centro-Oeste do país, que disputavam o benefício com o Sul e o Sudeste.
Mas o projeto completo da reforma não teve apoio da bancada do PL no segundo turno. Por orientação do comando nacional da legenda, os quatro deputados que integram a bancada pernambucana - André Ferreira, Coronel Meira, Fernando Rodolfo e Pastor Eurico - votaram contra a íntegra da reforma. A deputada Clarissa Tércio (PP) também foi contra a reforma tributária.
"Negociei com o presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, para que o PL ficasse livre para votar no destaque 19. Seguimos a legenda no projeto completo, mas ficamos livres para votar no incentivo. Daí orientei a bancada a votar a favor de Pernambuco. O PL garantiu 48 votos para a manutenção do benefício às montadoras", refrçou o deputado André Ferreira (PL)
Por 365 votos a favor, 116 contra e uma abstenção, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto em segundo turno. A promulgação está prevista para acontecer na próxima quarta-feira.
O deputado Fernando Monteiro (PP), que na primeira votação na Câmara, no mês de julho, havia se posicionado contrário ao projeto, mudou o voto. Ele havia sido o único pernambucano que votou contra a prorrogação do incentifvo fiscal. O deputado, bastante criticado na época, agora apoiou a prorrogação do benefício´.
O parlamentar ainda não explicou o motivo da mudança de opinião na votação de ontem. Em entrevista à Rádio Folha 96,7, no mês de agosto, afirmou que não sabia se a aprovação do subsídio representaria perdas para os municípios, especialmente os menores.
O Polo Automotivo da Stellantis, no município de Goiana, Zona Mata Norte de Pernambuco, tem 38 fornecedores e gera 60 mil empregos diretos e indiretos. Desde 2017, o complexo industrial exportou R$ 736,5 milhões.
Veja como votou cada deputado da bancada pernambucana na REFORMA TRIBUTÁRIA.
(A votação foi a registrada no segundo turno)
André Ferreira (PL): não
Augusto Coutinho (Republicanos): sim
Carlos Veras (PT): sim
Clarissa Tercio (PP): não
Clodoaldo Magalhães (PV): sim
Coronel Meira (PL): não
Eduardo da Fonte (PP): sim
Eriberto Medeiros (PSB): sim
Felipe Carreras (PSB): sim
Fernando Filho (União Brasil): sim
Fernando Monteiro (PP): sim
Fernando Rodolfo (PL): não
Guilherme Uchoa Junior (PSB): sim
Iza Arruda (MDB): sim
Lucas Ramos (PSB): sim
Luciano Bivar (União Brasil): sim
Lula da Fonte (PP): sim
Maria Arraes (Solidariedade): sim
Mendonça Filho (União Brasil): sim
Pastor Eurico (PL): não
Pedro Campos (PSB): sim
Ossésio Silva (Republicanos): sim
Renildo Calheiros (PCdoB):sim
Túlio Gadelha (Rede): sim
Waldemar Oliveira (Avante): sim
Fonte sobre a votação: Congresso em Foco