Logo Folha de Pernambuco

Volta de Antônio Coelho à Assembleia Legislativa esquenta disputa pela primeira secretaria

Secretário de Turismo será deputado por um dia. Fortalece Francismar Pontes e dá recado a Edson Vieira

Secretário de Turismo do Recife e deputado licenciado Antônio Coelho (União Brasil) - Foto: Roberto Soares / Alepe

O secretário de Turismo do Recife, o deputado licenciado Antônio Coelho (União Brasil), reassume  o mandato por um dia. Na próxima segunda (2), volta à Assembleia Legislativa exclusivamente para participar da eleição da mesa diretora.

A notícia, dada em primeira mão pelo Blog Ponto de Vista e confirmada pela Folha de Pernambuco, deve ser formalizada hoje com publicação no Diário Oficial. A decisão deixa ainda mais indefinida a disputa pela primeira-secretaria.

Antônio Coelho fortalece a candidatura de Francismar Pontes (PSB) que entrou no páreo tendo sustentação do PP, para impedir a reeleição de Gustavo Gouveia, com quem o grupo de Petrolina rompeu em 2022.

Os Gouveia apoiaram Marília Arraes ao Governo de Pernambuco, em vez de seguir com Miguel Coelho, também candidato e de quem eram aliados. Marcelo Gouveia, prefeito de Paudalho e irmão de Gustavo, coordenou a campanha da neta de Miguel Arraes.

O deputado licenciado volta também no momento em que o suplente, Edson Vieira, se aproxima da governadora Raquel Lyra (PSDB). A então candidata teve apoio dos Coelho no segundo turno de 2022, mas não os acolheu na gestão e eles migraram para a base do prefeito do Recife, João Campos (PSB).  

Vieira, que atua no Agreste, assumiu a vaga com o compromisso de representar o grupo na Assembleia. Mas começou a ganhar asas com a vitória de Cléber Chaparral, também do União Brasil, para prefeito de Surubim. Edson Vieira passa a ser titular a partir de 1º de fevereiro. Mas não terá a chance de escolher os integrantes da mesa.

Após a eleição, Antônio Coelho volta para a secretaria. Vai cumprir o ciclo e cuidar do réveillon do Recife pela segunda vez.

Espaço de celebração
A governadora Raquel Lyra estava, mas o prefeito do Recife, João Campos, voltou de Brasília ontem antes da assinatura do Programa Periferia Viva pelo presidente Lula. E subiu o Morro da Conceição, na Zona Norte, para a abertura da 120ª festa em homenagem à santa. “Com muita frequência estou aqui, seja trabalhando seja no espaço de fé. Estou prefeito do Recife, mas sou católico”, reforçou.

Áreas centrais
A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, foi eleita, por unanimidade, para liderar a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. Iniciativas do Recentro são destaques na rede.

Películas
A quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar), de hoje a domingo no Cinema São Luiz, Recife, traz filmes sobre questões políticas e sociais. O Fincar também acontece em Afogados da Ingazeira, no Sertão, na próxima terça (3).

Recuperação
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recupera-se de cirurgia e, por isso, não foi à reunião com a governadora Raquel Lyra e ministros, na quarta. Nem estará no encontro dos prefeitos, na segunda. 

Veja também

Pronunciamento de Haddad em tom político reacende debate sobre sucessão de Lula em 2026
eleição presidencial

Pronunciamento de Haddad em tom político reacende debate sobre sucessão de Lula em 2026

PF aponta que Mauro Cid atuou para manter acampamentos golpistas em frente a quartéis
TRAMA GOLPISTA

PF aponta que Mauro Cid atuou para manter acampamentos golpistas em frente a quartéis

Newsletter