Berrini: onde comer bem nesta região em SP!
Viajando ou a trabalho, a gente tá sempre atento aos lugares onde podemos comer bem não é mesmo? Fizemos um tour gastronômico pela região que abrange a Berrini, o Brooklin e Brooklin Novo e a Vila Olímpia, em São Paulo. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Começamos o tour pelo Banana Juice, localizado na Berrini, fica próximo da estação da CPTM (linha 9 – esmeralda) de mesmo nome. O ambiente da casa é bem descontraído, tem vários salões para atendimento no térreo e primeiro andar. E o cardápio é bem variado, vai levar uns minutinhos para escolher!É daqueles lugares que é bacana frequentar no café da manhã, almoço, happy hour ou jantar. Tem sanduíches variados, salgados, açaí, sucos da fruta e polpa, omelete, saladas. Para quem vai almoçar, a dica é investir nas carnes, fui na picanha e não me arrependi. Carne macia e saborosa. Acompanha feijão, arroz, batata frita e farofa.
Este é para quem quer viajar pra bem longe no sabor dos pratos. Que tal sentir o autêntico sabor da Índia sem sair de São Paulo? Estamos falando do Tulsi Indian Cuisine, localizado no térreo do Hotel Transamerica Berrini, no bairro Brooklin Novo. Receitas milenares em pitadas de sabor já levaram este restaurante a ser um dos indicados pela Revista Veja. Tulsi ou Manjericão Sagrado também conhecida como “a rainha das ervas” (Ocimum sanctum) é muito apreciada entre os indianos devido a seu efeito calmante e capacidade de promover o bem estar. Com localização privilegiada entre duas praças arborizadas no complexo “Transamérica Berrini”, e de fácil acesso pela Marginal Pinheiros e Av. Luis Carlos Berrini.
Dentre as melhores pedidas estão o Chicken Curry – tradicional prato do dia a dia indiano, elaborado com pedaços de coxa e sobrecoxa desossadas de frango, cozidas ao molho de curry e especiarias ou o Kashmiri Macchi – filé de pintado servido ao molho cremoso de maçã, champignon, castanha de caju, uva passa e especiarias, Meat Korma – cubos de carne bovina preparados ao creme de curry, guarnecido com nozes, Rogan Gosht – suculentos pedaços de cordeiro cozidos em iogurte, especiarias indianas e coco ou ainda um dos pratos Campeão da casa Forbidden Luxury – Medalhões de filet mignon grelhados ao molho cremoso de especiarias, maçã, champignon e castanha de caju. Fui neste último e não me arrependi. É simplesmente de comer ajoelhado agradecendo aos Deuses! Tem também opções de pratos vegetarianos, lanches e deliciosas sobremesas.
E tem comida nossa por lá também! Esta opção é pra quem quer saborear a gastronomia típica nordestina. Numa cidade onde tem tanto nordestino e amantes dos sabores de lá não dá pra deixar de ter um espaço assim representando tão bem o nosso nordeste não é mesmo? A casa é simples, daqueles lugares onde a gente chega e já se sente amigo do dono. A equipe nos recebe de um jeito bem arretado, cheia de sorriso e nos deixa realmente muito à vontade. Prova disso, uma clientela fiel. Quem vai, sempre volta!
O dono da casa está sempre por lá cuidando de tudo pessoalmente. É o simpático e nordestino Francisco Carneiro, natural de Lavras de Mangabeira, no Ceará. O restaurante está completando 15 anos, a decoração da casa é toda temática, com elementos bem nordestinos. Imagens de barro, literatura de cordel, homenagens a personagens icônicos como Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita, etc. No menu, cerne seca, costela de porco, galinha guisada, cabrito, sarapatel, paleta de cordeiro (provei e a carne é super macia, uma de-lí-cia), grelhados, à parmegiana, à milanesa, e muito mais. Já viu que o cardápio da casa é muito bom né? Os pratos saem em três tamanhos: pequeno, médio e grande. Já adianto que é super bem servido.
A pizzaria Gioconda Heleniká é daqueles estabelecimentos que não podem de jeito nenhum ficar de fora do tour gastronômico. Mesmo para quem mora ou está hospedado em regiões mais distantes, vale sim visitar e saborear um cardápio tão diferenciado. A casa que tem algo de especial em seu funcionamento! Quem está no comando é a chef grega Helena Dimitrios Roditis, que deixou a advocacia para se dedicar exclusivamente a atender seu público na Berrini, que lota a pizzaria Gioconda Heleniká em plena hora de almoço.
A chef traz na veia, desde pequena, a arte e as receitas das maravilhosas pizzas provenientes do berço da filosofia, somadas a muita criatividade e amor para nenhum Aristóteles botar defeito. Os famosos discos comestíveis da chef grega servem à todos os tipos de “pizzaníacos”, porque possuem uma diversidade de sabores exclusivos juntamente com uma massa leve, fina, crocante e nutritiva. Verdadeiras delícias para comer sem culpa! Se você gosta de experimentar este é o lugar, tem cada pizza que nunca vi em lugar algum. Mas se você é medroso na investida do diferente, não se preocupe. Eles preparam também as mais tradicionais como cinco queijos e peperoni, por exemplo. O negócio é agradar ao cliente!
A Pizzaria Gioconda Heleniká é a primeira e única pizzaria grega do Brasil, situada no Brooklin Novo, Berrini (zona sul de São Paulo), oferece rodízio de pizza grega no horário do almoço, horário de grande movimento na região. É de fato um pedacinho da Grécia em São Paulo! Como se não bastasse o sabor, eles ainda mantém a tradição grega de quebra dos pratos na hora da saída. É uma forma de trabalhar o desapego. Mas antes de quebrá-lo, a gente escreve nossos desejos com prazo a serem realizados. Cada cliente só pode quebrar um prato por ano. E (pasmem): já chegou ao número de 11 mil pratos quebrados ao ano.
Nossa última parada foi no Restaurante Di Paolo, referência quando o assunto é culinária da Serra Gaúcha. A filosofia da casa é o ‘comfort food‘ que acolhe e conforta, proporcionada pela culinária dos imigrantes italianos no sul do país. O comfort food estimula as memórias boas, preza pelos ingredientes saudáveis e apresenta pratos simples e gostosos, assim como os sabores de infância, degustados com prazer e bons sentimento.
Neste contexto, experiência completa no Di Paolo é iniciada com a saborosa sopa de capeletti e pão colonial artesanal fresquinho. Em seguida, são oferecidos três tipos de saladas: radicci ,salada de folhas e salada de batata com maionese junto com o galeto al primo canto, polenta frita, polenta na chapa (brustolada) e queijo à dorê. Em continuidade, serve-se as massas e molhos de acordo com a preferência de cada cliente. No total, são seis tipos de massas: spaghetti, tagliarini, tortéi, nhoque, nero bianco e penne integral; e nove tipos de molhos: tradicional, ragu costela, pomodoro, tomate seco, nocciole, funghi, quatro queijos, manteiga e sálvia, alho e óleo. Tudo servido à vontade. Para saber mais do menu de cada um deles é só clicar AQUI!