Logo Folha de Pernambuco

Café do Alto: um pedacinho de Pernambuco em Santa Teresa, no Rio

A casa homenageia nosso estado na decoração e também na gastronomia

Se você for ao Rio de Janeiro, não deixe de visitar o bairro tradicional e cheio de história que é Santa Teresa. É lá onde tem aquele famoso bondinho que nos remete a um passado distante. Bem junto ao Largo do Guimarães, onde tem uma das paradas do bonde, está o Café do Alto, já cohecido pela sua gastronomia tipicamente nordestina. O café da manhã deles é bem disputado. Os turistas brasileiros e estrangeiros descem a ladeira e vão se deliciar num cardápio super vasto de boas opções.

Tem espaços internos mas dá também pra consumir mesmo na calcada, numa vibe bem despojada que a gente adora né não?

O espaço é amplo, dispõe de dois salões e você ainda pode consumir na calcada onde tem umas banquetas. O local tem a cara de Pernambuco, não à toa: o dono é da terrinha do frevo. O estabelecimento conta com diversos itens de nossa cultura decorando a casa, a exemplo da pintura de cordel. Além dos quadros, as paredes ganham também cardápio feito no giz. Tem uma vibe ótima. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Entradinhas deliciosas fazem parte do cardápio

Cardápio bem variado sob o reinado da comida nordestina, vamos conferir? Pra forrar: bruch porreta (rodízio de café da manhã nordestino com mais de 30 itens para comer e beber à vontade). E pode fazer a encomenda por delivery, só precisa garantir até às 18h da véspera do pedido. O Arretado vem com cuscuz de milho, ovo mexido com carne seca, macaxeira orgânica cozida, queijo coalho grelhado, bolo de milho cremoso e duas bebidas (café, leite ou chá gelado).

Decoração bem nordestina e parte do cardápio está descrita nas paredes do restaurante

No quesito avulsos, cuscuz de milho, queijo coalho, banana frita, ovos, etc. Para lanche, burguer e tapioca; para petiscar vale a pena provar o bolinho de camarão (massa de macaxeira, 04 unidades); grude (10 dadinhos de queijo coalho com tapioca servidos com geleia picante de tamarindo); etc. No menu de refeições, matulão (3 opções diferentes cada mês, incluindo sempre uma opção vegana); baião de 2 vegano, rubacão, feijoada, e tem a opção pirraia (infantil) com frango grelhado ou à milanesa, arroz, feijão e banana empanada.

Os pratos são saborosos e difícil é decidir o que pedir!

Tem ainda galinhada, escondidinho de camarão, risoto, bobó de castanha de caju, moquecas, e muito mais! Pra quem não dispensa uma sobremesa: cartola (banana frita, queijo manteiga grelhado, açúcar e canela), pudim de tapioca, manjar de coco, tapioca molhada e o famoso bolo de rolo. Para beber, café, sucos, chá, cajuína, refri e drinques.  Funciona há quase dez anos no Largo do Guimarães, ante funcionava em Ipanema.

Mais informações: @cafedoalto

Veja também

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
saúde

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Opositores de Maduro denunciam novo cerco policial a embaixada argentina na Venezuela
AMÉRICA LATINA

Opositores de Maduro denunciam novo cerco policial a embaixada argentina na Venezuela

Newsletter