Colônia de Sacramento: como ir e o que fazer neste destino do Uruguai!
De Puerto Madero saem embarcações ao longo de todo o dia
E que tal Colônia de Sacramento, no Uruguai? Muita gente faz esse check in internacional saindo de Buenos Aires. Isso mesmo: de barco a gente consegue ir da capital portenha (partindo de Puerto Madero) até lá. Dá até pra fazer esse tour naquele estilo bate e volta se você estiver com tempo muito apertado. Tem embarcações indo em vários horários pela manhã com último voltando por volta das 20h. Mas se quiser curtir com mais calma, durma uma noite na cidade que é um charme! Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Bike Tour
Por lá, entre os passeios oferecidos estão o tour de bike, onde passamos pela Rambla, via costeira com visual lindo e um pôr do sol incrível. Explorar a cidade de bike nos dá a sensação de fazer mais parte dela né não? O guia sai tanto com uma só pessoa como grupos. Circulamos pelo calçadão, beira-mar, paramos nos mirantes e também no letreiro Colonia que é bem bonito.
San Carlos
Depois passamos pela região chamada Real de San Carlos, onde está a Plaza de Toros ou a Plaza Real de San Carlos. Inaugurada em 1910, a arena foi construída por empresários argentinos para a realização de touradas. A construção mistura traços espanhóis com ingleses devido ao uso de armações de ferro, como os utilizados em ferrovias inglesas. A praça tinha capacidade para 10 mil pessoas até que passou a ser proibida a tourada no Uruguai, em 1912.
Cultura
Recentemente, foram feitas obras de revitalização que transformou o espaço em centro multicultural, inclusive com apresentação de espetáculos musicais, atividades esportivas, etc. No local, é possível observar elementos da construção original. Hoje, a capacidade é de 2 mil pessoas em pé e outras 2 mil sentadas. Visitei apenas por fora mas existe a opção de tour guiado para que você conheça o espaço por dentro.
Praia
Por fim, passamos pela Praia Delícias, a experiência de bike é ótima pra quem quer conhecer os atrativos da cidade fazendo exercício. Fiz esse tour com o pessoal da Colônia Experience, que é super pontual e atencioso com os visitantes. Encontrei o guia na porta do hotel e seguimos para essas horinhas de bike. Vale a pena levar água e barrinha de cereal na mochila blz?
Centro Histórico
Depois da pedalada, que tal fazer um tour pelo centro histórico? É maravilhoso tudo por lá mas melhor ainda é a gente saber onde tá pisando não é mesmo? Conhecer a história de cada rua, casarão, monumentos. Circulamos pela muralha do Forte, construída em 1722 no Governo do General Vasconcelos ; a calle de los Suspiros (rua dos Suspiros) que era a rua da prostituição antigamente.
Hoje em dia restam apenas dois moradores e as demais pertencem em sua maioria a estrangeiros. Dizem que há muita especulação imobiliária por lá, imóveis que chegam a ser vendidos por até 2 milhões de dólares. O guia da Colônia Experience tem enorme bagagem de conhecimento do lugar e faz o passeio ficar muito melhor! Se gosta de fotografar, esse destino é imperdível. As ruas de pedra, as praças, as ruelas e tudo mais é lindo de ver.
Farol
Tem ainda o Farol, construído em 1850 e que conta com uma escadaria que nos leva até o topo, mas quando fui estava fechado. Ele está aberto de quarta a domingo, das 10h às 12h50 e das 14h às 16h50. Pelas ruas, museus que contam a história do lugar, muitos restaurantes charmosos, igrejas e ateliês. A Basílica do Santíssimo Sacramento é a igreja mais antiga do país.
Uma curiosidade é que ela começou a ser construída no final dos anos 1600, e também foi a mais bombardeada, ocorreram várias explosões. Então a edificação data de vários momentos da história. Parte dela é de 1600, parte de 1700, 1800 em diante. Algumas paredes foram construídas com 3 metros de largura justamente por causa dos ataques.
Tour de Barco
Quer mais? Tem ainda a opção de tour de barco, onde a gente navega pela Baía da Colônia de Sacramento. Já na saída um visual lindo cheio de embarcações. E podemos ver então a cidade "de fora pra dentro". Pelo Rio de la Plata, podemos observar mais próximas as ilhas que compõem a geografia do lugar. O Rio de la Plata é um estuário formado pela confluência dos rios Uruguai e Paraná, estende-se por 290 Km.
Ele forma fronteira natural entre os países sul-americanos do Uruguai e Argentina. Para este tour vá de roupa confortável, protetor solar e óculos de sol. Não há banho ok? É um passeio de observação e relaxamento. Existem coletes salva-vidas, obrigatório em crianças. O barco não balança muito, mas se você tiver facilidade pra enjoar, melhor se garantir e tomar um comprimido antes de embarcar. Para este tour: Colônia Experience.
Todos os preços são com referência ao mês de janeiro de 2024 0k? Curtiu nosso post? Então salva ele aí, envia pra aquele amigo que também curte viajar. E se liga que a gente também tá no Insta @rota1976, TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976.