Conheça os impressionantes fervedouros do Jalapão
Andar nas nuvens, caminhar num lago de areia movediça…é difícil definir a sensação de estar num fervedouro, no Jalapão, um dos passeios mais incríveis e imperdíveis do Tocantins. Em meio ao bananal, lá estão eles:os fervedouros, que tanto encantam os turistas de todo o mundo. À primeira vista, a sensação é de que encontramos um oásis em pleno cerrado brasileiro. E são muitos os fervedouros na área do Jalapão. Catalogados são cerca de 20 e explorados turisticamente são nove.
Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Os fervedouros tem uma beleza selvagem, que parece inexplorada. É uma “piscina” com águas cristalinas, tendo no fundo uma areia super fina e que de tão branca parece muitas vezes ser prateada por causa do reflexo do sol. A água costuma ser fria, mas está longe de ser congelante. Em poucos passos, você afunda, ou melhor, entra mais um pouco no fervedouro porque afundar mesmo é impossível. O corpo fica submerso até mais ou menos a cintura. Quem visita o local até tenta afundar, mas é pura perda de tempo. A natureza é soberana e ninguém consegue afundar ali. A explicação está na pressão criada por um fenômeno chamado ressurgência das águas, que impede o corpo de afundar. Entre os mais visitados estão o da Ceiça, Alecrim, Encontro das Águas, e tem muito mais. Para saber tudo sobre esses atrativos do Jalapão é só clicar AQUI!