Logo Folha de Pernambuco

Especialista em Câmbio orienta sobre compra e transferência de moeda extrangeira

Sistema de Wester Union e cartão pré-pago são as opções indicadas para a viagem ao exterior

Esta semana o Folha Turismo dá dicas de como comprar e tranferir moeda para o uso no exterior. Ouvimos o especialista em câmbio Pedro Pragana, da Recife Câmbio, que fica em Boa Viagem, no Recife. E já começamos orientando sobre o que é melhor levar: moeda em espécie, dinheiro em cartão recarregável? "Hoje, a gente indica que o viajante divida as formas de uso do dinheiro. Muita gente gosta de levar em papel (espécie), vai muito de pessoa pra pessoa. Mas com a popularização das contas globais, está havendo cada vez mais adeptos aos cartões para uso de débito ou mesmo saque no país de destino", explica. Para receber nossas dicas de destinos não se esqueça de seguir nosso Instagram!

            
                Especialista Pedro Pragana, da Recife Câmbio, expert em compra e transferência de moeda pro exterior
                 Especialista Pedro Pragana, da Recife Câmbio, expert em compra e transferência de moeda pro exterior

Pedro Pragana alerta que muita gente acha que para ter uma conta virtual dessas globais basta baixar e App e nada mais. "Essas contas globais, na verdade é uma conta que o cliente abre no exterior. Ele acha que não tem conta, que é apenas um aplicativo que ele baixou no celular. Normalmente a conta é sediada fora, em paraísos fiscais, inclusive ele deve até declarar a mesma em seu Imposto de Renda. O cartão pré-pago que a gente oferece é apenas um cartão recarregável, sem obrigação fiscal. Você carrega, usa e nada mais. Para atrair os clientes em contra-partida às contas globais que vem oferecendo taxas mais atrativas, estamos agora fazendo cashback no cartão pré-pago. Então, conseguimos praticamente igualar nossas taxas com as contas globais", explica.

O especialista sugere então que o viajante leve parte em dinheiro e parte em cartão pré-pago. E se o dinheiro da viagem acabar? O que antes podia ser uma enorme dor de cabeça ao viajante, hoje se resolve em poucos minutos. "Precisando de mais dinheiro, o cliente manda pra gente por e-mail ou whastapp e na mesma hora essa remersa é enviada. Caso já tenha passado da hora, após horário bancário, temos o sistema de Wester Union, que é um sistema expresso de remersa de dinheiro, muito usado por quemestá lá fora e os familiares precisam fazer sua manutenção deles no exterior de forma menos burocrática. Precisamos apenas do nome dele e a cidade onde está. E o dinheiro chega em 5 ou 10 minutos".

               Escreva a legenda aqui

Sobre melhor época para compra da moeda, Pragana orienta que a pessoa compre mês a mês até a chegada da viagem. "Se a pessoa tem uma viagem daqui a seis meses ou um ano, ela deve ir comprando aos poucos para dividir o risco de grande perda". E sobre qual moeda levar, ele lembra que dólar é sempre dólar e nunca vai deixar de ser valorizado. Então, mesmo países da América do Sul, a exemlo da Argentina que tem sido muito procurada pelos brasileiros, vale a pena levar dólar. Inclusive estivemos lá recentemente e muitas lojas do comércio, agências de viagem e restaurantes aceitam dólar como forma de pagamento, fique atento apenas à cotação que cada um oferece. Para mais informações, acesse o perfil da Recife Câmbio no Instagram, é só clicar AQUI!

Onde: Empresarial João Roma na Av. Conselheiro Aguiar, 2333 loja 05, 51020-020 Recife

Funcionamento: Das 9h às 18h, com serviço delivery para clientes previamente cadastrados.

Mais informações: (81) 3039-2121 para Delivery e o Whatsapp (81) 99462-3210 

Veja também

Newsletter