Logo Folha de Pernambuco

Espetáculo que resgata Movimento de Cultura Popular faz apresentação no Compaz Miguel Arraes

Oportunidade de moradores e visitantes conhecerem mais da cultura popular de PE

Foto Divulgação - Foto Divulgação

O Espetáculo de Teatro Popular MCP- O Sonho não Acabou estreou no último dia 19, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PE), e segue em cartaz com sua terceira temporada. O espetáculo conta histórias do maior Movimento Cultural e Educacional que viveu o Brasil na década de 60, através de Músicas, Danças, Poesias e Teatro Popular. Deste movimento participaram intelectuais e artistas como Paulo Freire, Germano Coelho, Josina Godoy, Leda Alves, Ariano Suassuna, Abelardo da Hora, Miguel Arraes, Silk Werber, Argentina Rosa, entre outros e outras. Neste dia 02 de dezembro, às 10h, será apresentado no Compaz Miguel Arraes, no bairro da Madalena, no Recife.

Foto DivulgaçãoO espetáculo teve sua primeira temporada no ano de 2010 quando o movimento completava 50 anos; em 2023, a segunda temporada aconteceu com oito espetáculos, sendo seis em praças que o movimento criou, e dois no Sitio Trindade, na antiga sede do movimento de cultura popular. Agora, completando 64 anos, o Movimento de Cultura Popular traz o espetáculo em sua terceira temporada, desta vez com vinte apresentações, que acontecerão em equipamentos culturais, escolas públicas e nas periferias do Recife. Todas com acesso gratuito.

Foto DivulgaçãoQuem assina o texto e direção é Carlos Amorim, a coreografia é de Simone Santos, e produção executiva de Renata Mascarenhas. O espetáculo tem o Incentivo do SIC do Recife (Sistema de Incentivo de Cultura do Recife). “Contar a história do Movimento de Cultura Popular e trabalhar questões como memória e pertencimento é fundamental para que não se permita cair esquecimento a história do maior movimento cultural e educacional que viveu o Brasil na década de 60”, conta Carlos Amorim. Segundo ele, a expectativa de público são as melhores, pois a última temporada teve mais de 1,5 mil expectadores. “Estamos ansiosos para esta terceira temporada pois as apresentações irão acontecer acontecer em locais de efervescência cultural e de conhecimento”. Estão programadas apresentações em diversas escolas (agenda divulgada na rede social do espetáculo), além de equipamentos sociais e culturais como praças, Iphan, Compaz, etc.

Ator e Diretor Carlos Amorim com a Produtora Executiva do espetáculo Renata MascarenhasApresentações do MCP – O SONHO NÃO CABOU: 02/12 às 10h – COMPAZ Miguel Arraes; 03/12 às 19h – Comunidade do Bongi, 04/12 às 19h – Comunidade de Santo Amaro, todas as aprtesentações com entrada gratuita. Mais informações pelo @espetaculomcp
 

Veja também

Newsletter