Logo Folha de Pernambuco

Lisboa: eleita Melhor Destino Culinário da Europa

Lisboa conquista, pela primeira vez, "Melhor Destino Culinário" da Europa, nos World Culinary Awards

Foto: @rota1976 - Foto: @rota1976

 

A gastronomia é um dos pontos-chave na escolha de um destino turístico e há muito que Lisboa é reconhecida pela sua oferta diversificada e de qualidade. Desde os restaurantes típicos e locais com comida tradicional, aos restaurantes de autor e de chefs com estrelas Michelin que reinterpretam os sabores clássicos, há uma vasta seleção que atrai visitantes de todos os cantos do mundo. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Foto: @rota1976

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que “é um enorme orgulho ver a identidade e tradições de Lisboa premiadas pela primeira vez neste setor e como a inovação se conjuga com estas tradições gastronômicas. É o reconhecimento da qualidade da gastronomia pela qual Lisboa tão bem se distingue e um prêmio que incentiva todos os profissionais que a mantêm viva”. A economia local é cada vez mais um fator distintivo da cidade e a gastronomia contribui em muito para a qualidade do turismo de Lisboa”.

Os World Culinary Awards, evento “irmão” dos World Travel Awards, celebram este ano a quinta edição e têm como objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronômico. Destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária. Os vencedores são escolhidos através de votação pública.

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL): Criada em 1997, a ATL é uma entidade privada sem fins lucrativos com mais de 800 associados que se dedicam, no todo ou parcialmente, à economia do Turismo da região, com a missão de promover Lisboa como destino turístico de excelência. World MICE Awards 2024: Lisboa conquista o prêmio de Melhor Destino MICE da Europa, em 2024, na 5.ª edição dos World MICE Awards, realizada no úiltimo dia 4, em Ho Chi Minh, no Vietnã. Esta é a segunda vez consecutiva que Lisboa ganha a distinção europeia, tendo competido com cidades como Atenas, Berlim, Istambul, Londres, Madrid, Milão, Paris e Vienã.

Foto: @rota1976

O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) contribui significativamente para as receitas do turismo e para o consequente desenvolvimento da cidade. A localização estratégica, as infraestruturas modernas e versáteis, os excelentes acessos e a oferta cultural diversificada, consolidaram Lisboa como um dos principais destinos europeus para a organização de eventos.

Para a diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa (ATL), Paula Oliveira, “a conquista deste prêmio é um reconhecimento do trabalho coletivo para posicionar Lisboa como um destino de referência a nível global, que contribui significativamente para a criação de receitas e emprego, bem como para a reabilitação do patrimônio.” Em 2023, foram contabilizados 151 eventos associativos no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), organização que monitoriza a realização de eventos globalmente. Desde 2019 e até 2022, Lisboa conquistou o 2º lugar nos rankings europeu e mundial. Em 2023, com diferença de apenas um congresso para o 2º lugar a nível mundial, Lisboa foi a 2ª cidade europeia com mais eventos contabilizados.  

Foto: @rota1976

Os World MICE Awards reconhecem a excelência na indústria MICE e premiam destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas que se destacam no setor. Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL): fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade.

 

Veja também

Newsletter